Em causa estão conclusões da mais recente Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN.
Comentários: 0
construção civil
Freepik

No ano passado, observou-se um aumento na construção de novas habitações, com 34.117 fogos licenciados, representando um crescimento de 4,9% face a 2023. A reabilitação e novas construções continuaram a ganhar dinamismo, com um aumento global de 8,1% nas licenças emitidas. Este crescimento é destacado na mais recente Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN.

O relatório indica ainda que as instituições financeiras concederam um total de 17,792 milhões de euros em novo crédito habitação, representando um aumento de 37% face a 2024. Este crescimento reflete a resiliência do mercado imobiliário, apesar das oscilações nas taxas de juro e do contexto económico desafiante.

Outro indicador relevante é a redução da taxa de juro do crédito habitação, que em dezembro de 2024 fixou-se em 4,09%, menos 50 pontos base do que no mesmo mês do ano anterior. 

Além disso, os preços das casas continuam a valorizar-se, com um aumento de 13,7% na avaliação bancária dos imóveis. O segmento dos apartamentos registou uma valorização de 15,2%, enquanto as moradias cresceram 9,3%, confirmando a tendência de valorização dos ativos imobiliários em Portugal.

O destaque do boletim da AICCPON vai para a região Centro, que registou um crescimento significativo na construção de novas habitações, com 7.223 fogos licenciados, um aumento de 18% face a 2023. O valor de avaliação bancária na habitação nesta região também seguiu a tendência nacional, com uma subida homóloga de 11%.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta