Optar por comprar uma casa para remodelar pode sair até 30% mais barato, revela idealista/data. Nível de poupança começa nos 20%.
Comentários: 0
Casas à venda para renovar
Freepik

Comprar casa para reformar é uma chatice ou uma oportunidade? Depende do orçamento, do tempo e das preferências de cada família. Por um lado, adquirir um imóvel que precisa de obras pode ser a solução para poupar algum dinheiro e personalizar os acabamentos da habitação. E, por outro, comprar uma casa já reformada liberta as famílias de preocupações com obras, mas sai bem mais caro. Afinal, quem optar por comprar uma casa para reformar consegue poupar até 30% do que se escolher adquirir uma habitação já remodelada.

Em Portugal, o custo mediano de um apartamento com três quartos para reformar era de 216.250 euros no final de 2024, enquanto o preço de uma habitação T3 à venda já renovada situava-se nos 280.793 euros. Isto quer dizer que quem optar por comprar uma casa para renovar ao invés de uma já reformada pode poupar mais de 64 mil euros (ou 30%) no momento de investir na aquisição do imóvel, segundo revelam os dados do idealista/data.

Regra geral, o preço mediano pedido por uma casa à venda que precisa de obras é entre 20% a 30% mais baixo do que uma habitação já renovada. O nível de poupança diferente de cidade em cidade, sendo superior em Lisboa, no Porto e no Funchal, onde o preço das casas é mais elevado:

  • Lisboa: o preço de uma casa T3 a precisar de obras foi de 340 mil euros no final de 2024, 30% inferior face ao custo de uma habitação já renovada (442 mil euros). Aqui a poupança ascende a 100 mil euros;
  • Porto: o preço de uma habitação com três quartos para renovar era de 325 mil euros, menos 30% face ao valor de uma casa renovada (422,5 mil euros), sendo possível economizar 97.500 euros;
  • Funchal: um apartamento T3 para renovar na capital madeirense custava 605 mil euros, menos 181.500 euros do que uma casa com as mesmas características que não precisa de obras.

Além destas grandes cidades, também é possível obter uma poupança significativa ao optar por comprar uma casa por remodelar em Ponta Delgada, Faro e Aveiro (com economias de 29% do valor face à compra de uma casa renovada), e ainda em Coimbra (28%), Viana do Castelo, Setúbal e Évora (com taxas de poupança de 27%).

À medida que o preço das casas para renovar mais descendo, o nível de poupança tende a ser menor, mas sempre superior a 20%, é o caso de cidades como a Guarda, Bragança e Portalegre, mostram os mesmos dados. Por exemplo em Portalegre um apartamento T3 já reformado teve o custo mediano de cerca de 72 mil euros, sendo apenas 12 mil euros superior ao preço de uma casa que precisa de obras (60 mil euros).

Embora os dados do idealista/data revelem que compensa comprar uma casa por reformar em vez de uma habitação já renovada, importa antes fazer contas à vida e avaliar qual será o custo das obras para ficar pronta a habitar, numa altura em que os custos de construção continuam a subir em Portugal (muito por culpa da mão de obra, mas também por causa dos materiais). Até porque a casa pode precisar apenas de obras na cozinha, na casa de banho ou outra divisão, mas também pode necessitar de uma reforma integral, que é mais dispendiosa – esta calculadora do idealista pode ajudar-te a fazer um orçamento para a reforma da casa. Além disso é preciso ter em conta o tempo que pode implicar a realização de obras, bem como os procedimentos necessários ao nível de licenciamento, em alguns casos.

Se o orçamento para fazer obras em casa acabar por ser inferior à diferença entre o preço da casa renovada e por renovar, então a família acaba por ter um encaixe financeiro, que pode ascender a milhares de euros, sobretudo se optar por comprar casa nas cidades onde os preços estão mais elevados (e a diferença entre o custo de uma casa renovada e por reformar é maior). Outra vantagem de comprar uma casa para reformar é que cada um pode adaptar a habitação aos seus gostos e necessidades.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta