
Com os preços das casas em alta, e os custos de vida a pesar nos orçamentos familiares bem como as taxas de juro no crédito habitação, a compra de um imóvel pode ser desafiante.
Optar por comprar uma casa em construção é a solução para muitos, seja para viver, colocar no mercado de arrendamento ou até para vender depois, na esperança de assegurar uma boa poupança. Mas investir numa casa em planta, além de vantagens, também tem riscos. Explicamos tudo.
Esta pode ser uma ótima estratégia para quem procura um imóvel mas não tem grandes pressas para fazer negócio. Descobre o que podes ganhar e perder ao decidir avançar para a compra de uma casa em construção.
Casas em construção: vantagens

O preço a pagar pelo imóvel é a maior vantagem de adquirir uma habitação em construção destinada à venda. O custo de aquisição é bastante inferior. Tal acontece, porque o poder de negociar do comprador é outro, quando está a comprar uma habitação ainda por concluir.
Comprar casas em construção permite uma maior personalização. É uma casa nova que será feita ao teu gosto e que será inaugurada por ti. Por isso, terás a oportunidade de dar-lhe o teu toque pessoal.
Poderás ter um papel na escolha dos materiais e tecnologias implementadas (nomeadamente, a nível do isolamento, sonorização ou climatização). Em casas que se enquadram neste contexto, é frequente ser possível optar pela sua decoração, definir caraterísticas ligadas à disposição das divisões, selecionar o tipo de pavimento, acabamentos, cor das paredes, entre outras possibilidades.
Lembra-te que, no caso do imóvel apresentar algum defeito de construção, está legalmente coberto pela garantia. Se fizeres parte do lote de primeiros compradores, provavelmente poderás conseguir escolher a habitação que mais te agrada. Poderás fazer a escolha pensando em diferentes critérios, nomeadamente exposição solar, localização, paisagem, entre outros.
Esta é, de um modo geral, uma opção mais acessível do que comprar uma casa a precisar de obras. Além disso, enquanto a casa não está completa, podes vendo e adquirindo o recheio com calma.
Vais ter tempo para encontrar os móveis e objetos de decoração que mais se adequam ao teu gosto e ao espaço que tens disponível. Podes até tentar aproveitar campanhas ou saldos.

Riscos de comprar uma casa em construção
Os atrasos nas obras numa casa em construção para venda é um dos maiores riscos. O comprador arrisca-se a comprar uma casa sem garantir quando pode mudar-se para a mesma, pois o prazo identificado para a conclusão da habitação poder ser impossível de cumprir pelo construtor.
A obra pode ficar aquém do esperado e o resultado pode não ser aquilo que se viu na planta. Uma coisa é ver uma casa no papel, outra é ver a mesma acabada.
O cenário de falência da empresa de construção é também uma hipótese com consequências. Quanto tal acontece, a casa pode ficar por concluir ou até por construir. Embora seja raro, foi algo recorrente no contexto da crise económico-financeira, desde 2010.
Por isso, investir numa casa em planta pode acabar por ser algo que não passa de um projeto no papel. Nestas situações, caberá à administração da insolvência a responsabilidade de tratar do processo. No entanto, é incerto que se consiga recuperar a totalidade do dinheiro investido.
Um dos piores cenários é quando o consumidor perde a casa e ainda tem de lidar com o banco. A entidade bancária não irá abdicar do crédito habitação que já está contratado.
Contudo, no enquadramento legal português, caso o consumidor já esteja a morar na propriedade enquanto os acabamentos estão a decorrer, fica “protegido”, sendo obrigatório que este seja ressarcido.

Casas em construção: como funciona a venda?
Existem três fases a ter em consideração no processo de aquisição de casas em construção, nomeadamente:
- A primeira fase enquadra-se na reserva do imóvel. Nesta etapa, o comprador realiza o pagamento de um sinal que serve para certificar a reserva da propriedade;
- A segunda fase consiste na assinatura do contrato. Nesta etapa, realiza-se a liquidação de outro sinal que corresponde a uma percentagem do valor total da habitação. Neste documento, deve ser indicada a agenda das obras e serem definidos os prazos de pagamento. A informação deve ser clara e precisa.
- A terceira etapa corresponde aos pagamentos e, tendencialmente, é a mais demorada. Os mesmos devem ser realizados de modo faseado, respeitando a superação de etapas indicadas nas obras.
Devido ao encargo financeiro que implica, podes precisar de fazer um crédito habitação. Deves comparar quais são as melhores opções no mercado. Algumas soluções são destinadas a financiar a compra da casa em planta, com adiantamento incluído.

Casa em planta: dicas úteis a teres em conta
No momento de adquirir uma casa em construção para venda, deves avaliar as vantagens e desvantagens (ou riscos) que foram apresentados. Contudo, também deves ter em consideração alguns pontos que podem ser decisivos para avançares ou não para esta solução:
- Compara o preço da casa em construção que pretendes com o valor normalmente praticado na região onde ela se encontra localizada. Tendo em consideração os riscos em que incorres, será mesmo um bom negócio?
- Faz por compreender bem a planta, as áreas da habitação, a localização das portas e das janelas e os demais pormenores. Caso tenhas alguma dúvida, antes de te comprometeres com a compra da casa, deves esclarecer a mesma. Podes pedir ajuda a um profissional da área, caso seja necessário.
- Embora represente um custo, podes ponderar contratar os serviços de uma imobiliária. Esta solução pode permitir-te poupar tempo e dores de cabeça. Os conhecimentos e a ajuda destes profissionais facilitam o processo e contribuem para uma boa decisão.
- Visitar um andar modelo irá permitir-te ter uma ideia mais aproximada do resultado da obra. Quando existe, há frequentemente a possibilidade de o conhecer num dos edifícios que já se encontre concluído, quando se trata de uma construção de blocos de apartamentos semelhantes.
- Caso a compra da casa em construção tenha por objetivo o arrendamento do imóvel, deves tentar perceber se a zona tem muita procura.
- Deves tentar perceber se há possibilidade de o imóvel valorizar. Deves ainda avaliar o valor dos impostos que terás de pagar, como o IMI, por exemplo, que consiste numa despesa anual.
- Caso algo corra menos bem, ter um documento escrito que se apresente assinado por ambas as partes permite-te salvaguardar os teus direitos. No documento devem estar presentes os prazos de entrega e de pagamento, além de serem referidas as indemnizações, no caso de incumprimento de alguma das partes.

Como vimos, o investimento em casas em construção pode revelar-se uma decisão bastante vantajosa, especialmente para pessoas que procuram assegurar um preço inferior ou haja carência de capital no empréstimo.
Dito isto, a decisão de avançar ou não com um investimento imobiliário deste tipo depende apenas de circunstâncias pessoais, do nível de aversão ao risco do comprador e, claro, de uma avaliação cuidada das vantagens e problemas potenciais associados.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta