Autoridades de Dolton iniciaram procedimentos para a expropriação forçada da propriedade e transformá-la num museu.
Comentários: 0
casa de infância do Papa Leão
A humilde casa de infância de Robert Francis Prevost Getty images

A proclamação do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo Papa Leão XIV não demorou muito a servir de desculpa para uma oportunidade imobiliária. A casa onde viveu durante a infância está a ser leiloada com um preço inicial de 250.000 dólares (220.115 euros) até 18 de junho. No entanto, as autoridades de Dolton, no lado sul de Chicago, já iniciaram os procedimentos para a expropriação forçada da propriedade e transformá-la num museu.

"Possua um pedaço sagrado da História." É assim que começa o anúncio do leilão de uma humilde casa de tijolos de pouco mais de 100 metros quadrados (m2) em dois andares que foi construída em 1949 em Dolton, uma pequena cidade ao sul de Chicago (EUA). Com três quartos, duas casas de banho e uma sala de estar, foi a casa de infância de Robert Francis Prevost, agora conhecido como Papa Leão XIV.

Os pais deixaram a casa há mais de 30 anos e o último proprietário, que a comprou no ano passado por apenas 60.000 dólares, agora decidiu colocá-la à venda, em leilão, por 250.000, após uma reforma completa, e aproveitando a nomeação do cardeal Prevost como líder da Igreja Católica.

Papa Leão XIV
Estádio da equipa de basebol dos White Sox de Chicago Getty images

A operação parece concluída, mas as autoridades de Dolton tomaram a iniciativa de torná-la um lugar de destaque na zona, como um museu, e pretendem colaborar com a Arquidiocese de Chicago para declará-la um local histórico. 

Já informou à imobiliária que lidera o leilão que iniciou os procedimentos para tomar posse do imóvel através de expropriação, e que oferecerá uma indemnização ao atual proprietário.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta