
O preço dos imóveis é sempre um assunto atual, principalmente num mercado em que a procura é superior à oferta. Mas quando decides vender uma casa, sabes o que é que pode influenciar o preço a teu favor?
Para que consigas tirar o melhor partido da venda da tua casa, explicamos-te alguns dos principais fatores que podem jogar a teu favor.
Como saber quanto vale o teu imóvel?

Decidir vender um imóvel pode levar algum tempo, mas a partir do momento em que dás esse passo, levantam-se outras questões, nomeadamente relacionadas com o preço da casa. Há uma diferença entre o valor pelo qual queres vender e o preço que realmente vale. Se tens dúvidas sobre a avaliação do teu imóvel podes:
- Comparar preços de imóveis semelhantes na tua zona;
- Pedir ajuda a um profissional especializado em avaliação imobiliária;
- Estudar a situação do mercado imobiliário atual;
Valor da casa: o que pode influenciar (e muito) na hora da venda

Quando chega a hora de vender casa, todos queremos conseguir o melhor preço possível. E, embora a localização continue a ser um dos fatores mais importantes, há outros detalhes que podem fazer toda a diferença no valor final do imóvel. A boa notícia? Muitos deles estão ao teu alcance.
Se estás a pensar vender a tua casa vale a pena conhecer os elementos que realmente influenciam o preço de venda. Algumas melhorias podem aumentar o valor da casa e torná-la mais apelativa para potenciais compradores — ajudando a destacar-se no mercado e a acelerar o processo.
Localização do imóvel: o ponto-chave
A localização do imóvel é um dos aspetos que mais pode influenciar o preço. Os imóveis nos centros urbanos ou na primeira linha de mar têm um valor mais alto, mas não só.
- A proximidade de transportes públicos, serviços e comércio;
- Zonas consideradas de "luxo";
- Centro da cidade ou em centros históricos/locais de referência;
- Boas infraestruturas e ligações;
O impacto da economia no valor da tua casa
A economia afeta (e muito) o mercado imobiliário. Quando o país está a crescer e há confiança no futuro, mais pessoas se sentem seguras para comprar casa — e isso faz subir os preços.
Mas se o cenário for de crise ou incerteza, a procura baixa e os valores tendem a descer. Por isso, o momento em que decides vender pode ter um peso grande no valor final do imóvel.
Taxas de juro no crédito habitação
Quando as taxas de juro estão baixas, é mais fácil conseguir um bom empréstimo — e isso faz com que mais pessoas queiram comprar casa. Resultado? A procura aumenta e os preços sobem. Mas se as taxas estiverem altas, os créditos ficam mais caros, há menos compradores no mercado e os preços podem descer. Tudo isto influencia diretamente o valor que consegues ao vender a tua casa.
Oferta e procura de imóveis

Num mercado de elevada procura e pouca oferta, os preços tendem a subir, enquanto que num mercado com baixa procura e oferta abundante, os preços podem estagnar ou diminuir.
A dinâmica de procura e oferta na zona onde queres vender casa pode causar oscilações significativas nos preços, com áreas altamente procuradas e pouca oferta, a verem os preços aumentarem.
Tipologia da casa
O tamanho e a disposição de uma casa são outro fator a ter em conta. As casas maiores, com mais divisões e mais espaço no geral tendem a ter valores superiores.
A orientação e exposição solar também pode influenciar. Características extra como anexos, jardim, garagem são pontos bónus que valorizam o teu imóvel.
Estado do imóvel: novo, usado ou para recuperar
Casas e apartamentos bem conservados e modernos, com instalações recentes e menos consumo energético, têm mais valor. Imóveis mais recentes ou bem conservados destacam-se entre as preferências de muitos compradores, uma vez que, estão prontos a habitar e não necessitam de obras.
Por outro lado, há quem continue a preferir imóveis para recuperar sendo que podem personalizá-lo totalmente a gosto e revender mais tarde por um preço superior ao qual o compraram.
A qualidade dos materiais e acabamentos também é um fator a ter em consideração. Além de deixar a casa mais bonita, são responsáveis pelo conforto térmico, acústico e sustentável a longo prazo.
Renovar antes de vender: quando compensa mesmo?

Fazer obras pode ajudar a vender a casa por um valor mais alto — mas nem todas as renovações dão o mesmo retorno. Se a casa for antiga, talvez valha mais a pena investir na parte elétrica do que numa cozinha nova.
Já numa casa recente, mudar os armários para um estilo mais moderno pode fazer toda a diferença. O segredo está em perceber o que realmente valoriza o imóvel aos olhos dos compradores.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta