Deco aconselha consumidores a consultarem no site do IMT a lista de contactos das empresas de transportes de mudanças licenciadas.
Comentários: 0
Mudar de casa
Foto de SHVETS production on Pexels
Deco Alerta
Deco Alerta (Colaborador do idealista news)

Fazer mudanças em casa pode ser uma dor de cabeça, nomeadamente quando é preciso transportar muitas peças de mobiliário – como sofás, frigoríficos, mesas etc. – para a nova habitação. A solução passa, muitas vezes, pela contratação de uma empresa. Mas há cuidados a tem em conta durante este processo, sendo que há registos de reclamações por parte de muitos consumidores. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. 

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Quero contratar os serviços de uma empresa de mudanças, mas tenho receio do que possa acontecer com a minha mobília e outros objetos. Já me disseram que esta prestação de serviços por ser defeituosa. O que devo fazer para escolher bem a empresa de mudanças?

Como bem referes, a Deco tem recebido relatos de consumidores que viram os seus artigos danificados e que pediram o nosso apoio para resolver esses problemas. 

A lei é clara: a atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, no âmbito nacional ou internacional, só pode ser exercida por empresas com fins comerciais e licenciadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Assim, aconselhamos-te a consultar no site do IMT a lista de contactos das empresas licenciadas para escolheres de forma mais esclarecida e segura. 

Deixamos-te alguns conselhos.

  • Não confies em entidades não licenciadas. Aquelas que apenas promovem os seus serviços em anúncios locais (em papel de parede, por exemplo) ou que praticam serviços cujo montante é demasiado baixo face ao valor habitualmente praticado;
  • Solicita diversos orçamentos (que devem ser apresentados em suporte físico, isto é, por escrito). Compara todos os orçamentos, analisa os respetivos serviços prestados e faz uma escolha acertada;
  • Se o transporte não for simples ou fácil, convém que um dos técnicos da empresa se desloque a tua casa para averiguar o que vai ser realmente transportado, evitando surpresas no final;
  • Confirma se a empresa tem um seguro e se o mesmo é válido (este requisito confere maior segurança caso ocorra algum dano aos bens transportados) e, em caso afirmativo, quais as exclusões e montantes cobertos;
  • Solicitar o serviço de empacotamento pode implicar um ligeiro aumento do preço final, mas pode ser uma vantagem já que, em princípio, os bens serão devidamente acondicionados e transportados.

Se algum dos teus bens ficar danificado durante o transporte, podes pedir a guia de transporte, onde deverás descrever a ocorrência e reclamar o pagamento da compensação devida. Caso a empresa se recuse a resolver a situação, pede o livro de reclamações e explica o sucedido por escrito. Como a tua reclamação será avaliada pelo IMT, a empresa terá todo o interesse em resolver a questão. 

Informa-te connosco

*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do email deco@deco.pt e da linha WhatsApp 966 449 110. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta