
Hoje em dia, é cada vez maior o apreço por casas que tenham algum espaço exterior. E não estamos a falar apenas de jardins ou terraços — até uma simples varanda pode ter um grande impacto na rotina de uma família.
Mas porque será que esta característica se tornou tão valorizada? A verdade é que um apartamento com varanda pode fazer toda a diferença no bem-estar diário, seja para relaxar, apanhar ar fresco, cultivar plantas ou simplesmente desfrutar de um momento de tranquilidade.
Talvez este seja o momento certo para investir num lar que te proporcione mais qualidade de vida — inclusive com benefícios para a tua saúde mental. Encontra apartamentos novos com varanda desde 105 mil euros.
Benefícios de ter uma varanda no lar

Há uma série de vantagens que podes facilmente identificar ao teres uma ou mais varandas no teu apartamento. As que referimos em seguida são apenas algumas delas.
Usufruir do exterior com privacidade
A varanda é um espaço ao ar livre que nos permite respirar ar puro e desfrutar da paisagem sem ter de sair de casa, muitas vezes apreciando o que se passa lá fora sem sermos observados, ou seja, beneficiando de algo tão importante como é a privacidade.
Sabes aqueles dias em que só queres apanhar um bocadinho de ar puro, mas longe de olhares indiscretos e de grandes ruídos? Pois é, se tiveres uma varanda poderás usufruir desses momentos.
Valorização imobiliária
Qualquer casa com espaço exterior é mais valorizada do que uma que não o tenha. Sobretudo se falarmos em apartamentos, que por estarem integrados em edifícios não contam com acesso direto ao exterior.
Por esse motivo, é sempre uma melhor opção investires num apartamento com varanda do que num que não a tenha, pois, um dia mais tarde quando o quiseres colocar à venda ou arrendá-lo, terás um melhor retorno financeiro.
Ventilação natural
Ao invés de gastares energia ligando o ar condicionado ou outro qualquer sistema de refrigeração, abrindo as portas das tuas varandas poderás ter a tua habitação ventilada de forma totalmente natural, sendo o melhor método para eliminar odores, bactérias e humidades.
Claro que poderás fazer o mesmo abrindo, simplesmente, uma janela, mas o efeito não será tão eficaz dada a comparação das dimensões das duas coisas.
Maior luminosidade natural
À semelhança da ventilação, a luminosidade natural que entrará no teu lar através de uma varanda é sempre maior em comparação com a de uma simples janela. Neste aspeto irás também poupar energia, eliminando a necessidade de ligar as luzes em horas nas quais o sol ainda tem capacidade suficiente para iluminar as várias divisões do apartamento.
Convívio ao ar livre sem sair de casa
Para quem não dispensa uma boa almoçarada ou jantarada em família e amigos, uma varanda, dependendo das suas dimensões, é ideal para o efeito. Uma boa refeição ao ar livre, durante o verão ou primavera, mas com toda a privacidade que uma esplanada não te pode oferecer, é ou não é uma excelente ideia?
Dicas úteis de decoração para varandas

Embora seja um espaço exterior, a varanda também é parte do teu lar. E, como tal, merece o mesmo cuidado no que respeita a decoração. Seguem, então, algumas dicas.
Escolhe o estilo
Há diversas opções de estilos de decoração para varandas, só tens de optar por aquele que mais se adequa ao teu gosto e ao espaço em si.
- Rústico: elementos naturais como pedra e madeira, fibras naturais, tecidos como o algodão ou o linho, lanternas ou velas, vasos em barro com plantas, móveis de vime e objetos artesanais.
- Boho: podem ser usados também móveis em madeira ou vime, tapetes étnicos, lanternas, almofadas estampadas e tecidos com cores vibrantes.
- Natural: madeiras claras, bambu, tons neutros ou verdes ou castanhos claros, iluminação suave e diversas plantas.
- Minimalista: poucos objetos, móveis compactos, tons neutros e muito espaço livre.
Opta por mobiliário adequado
Para uma varanda, que é um espaço exterior, o mobiliário terá de ser adequado às várias condições climatéricas. Por isso, convém que seja um material resistente e durável. Para além disso, aconselhamos-te a que os móveis sejam dobráveis e versáteis, de modo a poupar espaço nas varandas mais pequenas.
Aposta na iluminação
Dependendo dos gostos, podes usar vários tipos de luzes para decorar a tua varanda. E, desde que não tenhas optado pelo estilo minimalista, deves usar e abusar da iluminação. Aqui ficam algumas sugestões:
- Luzes de corda;
- Fitas de LED;
- Lanternas de chão;
- Velas;
- Candeeiros de parede.
Explora a criatividade e transforma a tua varanda

Uma varanda não tem de ser apenas um espaço exterior para apreciar a paisagem, respirar ar puro ou estender roupa, por exemplo. Há uma série de outras finalidades que lhe podes dar. Precisas de ideias? Então, toma nota.
Espaço de refeições ao ar livre
Dependendo do tamanho da varanda, investe em mobiliário exterior para refeição, como mesa e cadeiras adequadas. Se já tens um barbecue integrado, ótimo, senão, podes sempre comprar um grelhador elétrico para fazer um bom churrasco de domingo.
Há outros fatores que também deves ter em atenção, como a exposição solar, pois pode ser necessário que invistas num chapéu de sol exterior, para fazer sombra ao local de refeição, ou até mesmo um toldo.
Espaço para convívio
Tens também uma outra opção, onde o objetivo principal é mesmo o convívio e a conversa entre amigos e família, e não a refeição em si. Coloca uma mesa baixa e de pequenas dimensões, uns pequenos sofás de exterior ou uns pufes, ou até um sofá improvisado de paletes, e serve uns aperitivos e umas bebidas aos teus convidados.
Para tornar o espaço mais acolhedor, podes colocar uns tapetes decorativos, umas almofadas, luzes em corda ou lanternas, plantas, etc.
Espaço de ‘relax’
Se a tua prioridade é mais relaxar e não tanto o convívio, então faz desse espaço exterior do teu apartamento um lugar precisamente de ‘relax’. Para os amantes da leitura, e no caso de teres um local bem abrigado de intempéries, podes colocar uma estante ou algumas prateleiras com livros, uma boa iluminação, um cadeirão de leitura, e toca a “maratonar” os teus livros novos.
Mas se não fores grande adepto de leitura, podes simplesmente colocar umas espreguiçadeiras e aproveitar o sol e o ar puro.
Dá vida à tua varanda com mais “verde”

Desengana-te se pensas que por morares num apartamento tens de prescindir de uma área exterior verde. Tens sempre a possibilidade de transformar esse pedacinho do teu lar num ambiente natural, criando um pequeno jardim ou até uma horta.
Transformar a varanda num jardim
Se quiseres criar um pequeno jardim na tua varanda, deves ter em conta o clima do sítio onde vives e a exposição solar do espaço. Por exemplo, se a tua varanda não recebe sol diretamente, mas tem uma boa luminosidade, podes optar por plantar espada-de-são-jorge, maranta, figueira-lira, lírio-da-paz, orquídea borboleta ou bromélias.
Para varandas com sol apenas de manhã, são ideais plantas como espada-de-são-jorge, maranta, costela-de-adão, zamioculca e clorófito, bem como flores como antúrios, gerânios e petúnias. Já em locais com sol à tarde e bastante vento, aposta em lavanda, alecrim, sálvia, catos, suculentas, gazânias, portulacas ou verbenas..
Cria uma mini horta
Para teres uma alimentação mais sustentável, ambientalmente e financeiramente, nada melhor do que fazer os próprios cultivos. Assim sendo, encontra o local ideal na tua varanda e começa a criar uma horta. Como? Antes de começares, tem em atenção:
- A exposição solar do local escolhido.
- O tipo de vegetais ou frutos a plantar — opta por variedades que não ocupem muito espaço e que não cresçam demasiado.
- Os materiais e utensílios necessários para o cultivo.
- Os cuidados contínuos a ter, como rega, adubação e manutenção das plantas.
Encontra o teu futuro apartamento novo com varanda
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta