Comentários: 0
Casas para turistas: Islândia quer restringir negócio
autorizado

Em sentido contrário a Lisboa, mas em linha com Berlim, agora a Islândia quer limitar o negócio de arrendamento de casas a turistas. Ainda esta semana, poderá ser aprovada uma proposta de lei que pretende restringir o número de dias que os residentes podem ter as suas casas em alojamento local a 90 dias por ano. No caso de este período ser ultrapassado será aplicado um novo imposto.

O objetivo das autoridades islandesas é tentar encontrar um equilíbrio na oferta turística e abrandar o boom que o país está a viver, de forma a proteger a paisagem local (que serve de local de filmagens para a popular série televisiva “A Guerra dos Tronos”) e o modo de vida tradicional da sua população, tal como explica o britânico The Guardian.

Em apenas um ano, o número de arrendamentos em plataformas online cresceu cerca de 124%, de acordo com um relatório citado pelo jornal. Consequentemente, os preços das casas situadas no centro de Reiquiavique estão a disparar. 

Para 2016 são esperados 1.6 milhões de visitantes, mais 29% do que no ano passado, sendo que a Islândia tem uma população de 350 mil habitantes. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta