Alojamento Local no Porto

Alojamento Local no Porto: haverá zonas de contenção à espreita?

A corrida ao Alojamento Local que se instalou em Portugal desde 2014 é apontada como um dos fatores que têm influenciado a escalada dos preços das casas nos últimos anos. E para travar esta evolução foram criadas zonas de contenção em Lisboa no final de 2018. E no Porto? Até agora não há limites nos registos de AL, mas há uma proposta em cima da mesa para que sejam criadas áreas de contenção de AL no centro histórico da Invicta. E vai ser discutida esta terça-feira, dia 19 de abril, em reunião do Executivo municipal.

Casas pré-fabricadas grátis? Sim... explicamos como

A empresa Escape, especializada na produção de minicasas pré-fabricadas, lançou uma campanha em 2019 na qual oferecia casas totalmente gratuitas. A ideia era que o imóvel fosse arrendado pelo proprietário/vencedor que, além de não pagar pela compra, recebia um benefício económico todos os meses.
Proposta do BE visa acabar com o Alojamento Local, acusa ALEP

Proposta do BE visa acabar com o Alojamento Local, acusa ALEP

O BE entregou no Parlamento um projeto de lei que pretende alterar o regime jurídico do Alojamento Local (AL), limitando este tipo de arrendamento a 90 dias por ano e remetendo a restante oferta para a categoria de empreendimentos turísticos. Para a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), esta proposta, sendo aprovada, significa o encerramento de 95% dos estabelecimentos de AL e a extinção de cerca de 7.000 postos de trabalho diretos só em Lisboa e no Porto.
O guia que não podes perder para aprender a legalizar um alojamento local

O guia que não podes perder para aprender a legalizar um alojamento local

Se queres anunciar a tua casa para turistas numa plataforma, a lei diz que deverás ter de passar a ter todos os papéis em dia e o imóvel devidamente registado junto das autoridades. A partir de 1 de julho, entra em vigor um novo regime do alojamento local. Em plena contagem decrescente para essa data, ensinamos-te todos os passos que tens de dar neste processo.