Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento férias

Últimas notícias sobre "Arrendamento férias" publicadas em idealista.pt/news

MK Premium aposta nas casas para turistas: investe mais de 2 milhões em 24 apartamentos no Porto

A MK Premium continua a apostar forte em Portugal. A espanhola vai estrear-se no mercado das casas para turistas, no Porto, onde irá investir mais de dois milhões de euros na reabilitação de três edifícios que vão dar lugar a 24 apartamentos para férias na cidade.

Notícia sobre:

Porto tem 8.082 Alojamentos Locais: em 2018 foram registados 3.000

Há 8.082 imóveis afetos ao Alojamento Local no Porto, sendo que em 2018 foram registados três mil novos espaços. Em junho a autarquia apresenta um esboço de um regulamento sobre medidas de contenção para limitar o AL no centro histórico.

Notícia sobre:

Proposta do BE visa acabar com o Alojamento Local, acusa ALEP

O BE entregou no Parlamento um projeto de lei que pretende alterar o regime jurídico do Alojamento Local (AL), limitando este tipo de arrendamento a 90 dias por ano e remetendo a restante oferta para a categoria de empreendimentos turísticos. Para a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), esta proposta, sendo aprovada, significa o encerramento de 95% dos estabelecimentos de AL e a extinção de cerca de 7.000 postos de trabalho diretos só em Lisboa e no Porto.

Notícia sobre:

Proprietários de Alojamento Local podem vir a pagar mais de condomínio

Os proprietários com casas de Alojamento Local (AL) – destinadas ao arrendamento de curta duração a turistas – podem ter de pagar mais de condomínio. Em causa está uma proposta que integra o relatório do grupo de trabalho constituído por Governo, PS e BE sobre políticas de habitação.

Notícia sobre:

Helena Roseta quer clarificar tipos de uso dos imóveis devido ao Alojamento Local

Helena Roseta propôs esta quarta-feira (dia 10), no Parlamento, o aprofundamento do trinómio habitação, turismo e Alojamento Local (AL), de forma a resolver a confusão entre tipos de uso dos imóveis. A deputada independente do PS considera que a lei não é explícita relativamente a este assunto.

Notícia sobre:

O guia que não podes perder para aprender a legalizar um alojamento local

Se queres anunciar a tua casa para turistas numa plataforma, a lei diz que deverás ter de passar a ter todos os papéis em dia e o imóvel devidamente registado junto das autoridades. A partir de 1 de julho, entra em vigor um novo regime do alojamento local. Em plena contagem decrescente para essa data, ensinamos-te todos os passos que tens de dar neste processo.

Notícia sobre:

Relação do Porto contraria Supremo e proíbe alojamento local

A confusão está novamente instalada no negócio do alojamento local. Agora, o Tribunal da Relação do Porto acaba de proibir um proprietário de arrendar o seu apartamento a turistas. Isto depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter decidido exatamente o contrário, permitindo a atividade, mesmo quando os condomínios estão contra.

Notícia sobre:

Casas para turistas precisam de estar legais para serem comercializadas em plataformas

O Governo acaba de criar uma obrigatoriedade legal para tentar forçar que todas as casas para turistas tenham um registo formal, caso queiram ser promocionadas e comercializadas em plataformas eletrónicas. A partir do próximo dia 1 de julho, estes sites só deverão aceitar alojamentos, cujos proprietários estejam em condições de preencher um campo obrigatório com o número de registo no Registo Nacional do Turismo, ou arriscam-se a sanções.

Notícia sobre:

Alojamento local no olho do furacão

A liberalização do alojamento local fez disparar o negócio em Portugal, sobretudo nas grandes cidades como Lisboa e Porto. A princípio como um rendimento extra para famílias, depois já com a operação de empresas especializadas, atraídos pela rentabilidade. Depois de um verdadeiro boom, as casas para turistas enfrentaram em 2016 várias frentes de batalha, começando a atividade a dar sinais de algum arrefecimento.

Notícia sobre: