Comentários: 0
… E Reino Unido proíbe imobiliárias de cobrar comissões aos inquilinos
autorizado

O Reino Unido mudou radicalmente a política imobiliária. Na Declaração de outono (Autumn Statement), o Governo de Theresa May anunciou políticas diferentes das que estavam em vigor para o setor, com duas linhas principais: as mediadoras passam a estar proibidas de cobrar comissões aos inquilinos nos contratos de arrendamento e o Executivo vai investir 3.700 milhões de libras (4.300 milhões de euros) na construção de 140.000 habitações públicas.

O Governo decidiu cortar de raiz com o problema das excessivas comissões que são pagas às empresas pelos contratos de arrendamento – tiveram subidas de 60% desde 2009, segundo o jornal elibérico –, isto num mercado no qual praticamente todas as transações são intermediadas por mediadoras.

Segundo o Executivo, os inquilinos pagam em média de comissões cerca de 223 libras (261 euros). Mas em cidades como Londres até um terço dos arrendatários paga cerca de 300 libras (351 euros), sendo que um em cada seis londrinos paga mais de 400 libras (469 euros) em comissões às agências.

Alguns analistas classificaram esta medida como política “boomerang”, já que não se proíbe que a comissão seja cobrada ao proprietário da casa, o que poderia provocar que estes “apliquem” a quantidade paga à mediadora no valor da renda, provocando uma subida de preços.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta