Comentários: 0

Desta vamos não te vamos mostrar casas luxuosas ou mansões espetaculares. Decidimos apresentar-se um fantasma de outra era. Sim, um fantasma. Ou melhor, um cosmódromo russo abandonado e o seu inquilino: uma antiga nave espacial.

Este complexo espacial pós-apocalíptico, chamado de Baikonur, está localizado no Cazaquistão. Foi visitado pelo fotógrafo Ralph Mirebs, que não perdeu a oportunidade de registar todos os pormenores do seu interior. Atualmente, alguns dos edifícios que formam o centro de operações ainda estão em funcionamento, mas outros estão abandonados, como é o caso de tudo aquilo que está relacionado com o projeto soviético Burán.

O programa Burán nasceu em 1974, durante a Guerra Fria, em resposta à alta tecnologia que os EUA estavam a desenvolver. O projeto contemplava mais que uma nave espacial, mas a única que chegou ao espaço foi a OK-1K1. Em 1988 completou, com sucesso, o seu teste de voo não tripulado que durou 3h36m. O primeiro e último voo, na verdade, já que o projeto foi completamente cancelado em 1993, depois da dissolução da URSS.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta