Comentários: 0
O projeto da Arábia Saudita para transformar o Qatar numa ilha
Doha, no Qatar GTRES

Tranformar o Qatar numa ilha. Este parece ser o novo plano da Arábia Saudita, que está a ponderar construir um canal de 61 quilómetros junto à fronteira dos dois países. Se o plano avançar – os sauditas já convidaram cinco empresas a apresentarem propostas para o projeto–, o Qatar ficará completamente isolado.  

O cenário foi avançado pelo jornal Business Insider, em junho, mas agora surgiram novos “indícios” de que o plano ambicioso está mesmo em marcha. De acordo a publicação norte-americana, o conselheiro do príncipe Mohammed bin Salman deixou “uma dica” via Twitter. 

“Estou à espera impacientemente por detalhes sobre a implementação do projeto Ilha de Salwa, um grande e histórico projeto que vai mudar a geografia da nossa região”, escreveu Saud Al-Qahtani.

O comentário na rede social parece assim confirmar os anteriores rumores. Ainda não é conhecido o objetivo final da obra, mas há já duas opções em cima da mesa. O governo poderá querer converter o local numa zona de atração turística, ou numa base militar e depósito de lixo nuclear. Ao que tudo indica o projeto ainda está à espera de aprovação, mas rondará um investimento de 640 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade