Comentários: 0
Casa sustentável em Seattle
Aspeto exterior da casa Node

A subida do preço das casas, para comprar e arrendar, continua a ser uma pedra no sapato, dificultando o acesso ao mercado da habitação – sobretudo em algumas cidades. Encontrar a fórmula certa para fazer face ao problema não é tarefa fácil, mas há quem se dedique ativamente na procura de soluções.

Um bom exemplo disso é Seattle, uma das cidades mais importantes do EUA, a maior do estado de Washington, onde este problema é uma realidade evidente. A Node, uma empresa local dedicada à construção de casas pré-fabricadas e ecológicas, decidiu apostar no design criativo e contribuir com seu grão de areia para fazer frente a esta batalha de preços.

O resultado foi este: uma série de projetos de casas pré-fabricadas que combinam design e conforto, a um preço razoável. Com este tipo de produto, além da empresa oferecer uma casa acessível, contribui para o aumento do “stock” de habitação e consequente redução de preços, explica Bec Chaplin, co-fundador da Node, em entrevista à Fast Company.

Uma das ideias enfatizadas é a utilização que se dá ao espaço em locais onde o preço por m2 é caro. É possível, por exemplo, instalar uma casa deste tipo em quintais subutilizados para colocá-la depois no mercado de arrendamento. O primeiro produto Node é a série Trillium – também há a série Sequoia, Madrona e Juniper –, uma estrutura que pode receber diferentes configurações numa superfície que varia entre 37 e 80 m2. Atualmente, pode ser comprado por cerca de 134.000 euros.

A empresa define a casa como um módulo retilíneo simples e elegante, com fachada de madeira e toques modernos no interior. O telhado possui painéis solares e um sistema que aproveita a água da chuva, garantindo o princípio da sustentabilidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta