A empresa uniu-se à Resonance, especialista em investimentos de impacto social, para lançar e gerir o Women In Safe Homes Fund (WSHF).
Comentários: 0
Patron Capital lança primeiro fundo imobiliário do mundo para ajudar mulheres em risco
Photo by Dan Meyers on Unsplash

A Patron Capital acabou de lançar aquele que acredita ser o primeiro fundo imobiliário “gender lens” do mundo (com enfoque de género) para tentar dar resposta à falta de casas acessíveis, seguras e protegidas para mulheres em risco: sejam elas sem-abrigo, sobreviventes de violência doméstica ou a necessitar de determinados cuidados especiais.

A empresa uniu-se à Resonance, especialista em investimentos de impacto social, para lançar e gerir o Women In Safe Homes Fund (WSHF), que irá arrancar com uma base de 100 milhões de libras, cerca de 117 milhões de euros. Contará ainda com o compromisso de 10 milhões de libras, 11 milhões de euros, da Big Social Capital, outra especialista em investimentos de impacto social.

“Paralelamente ao potencial retorno financeiro para investidores (...) o Fundo coloca o foco na obtenção de um substancial impacto social, apoiando as mulheres em circunstâncias desafiadoras. Isso será alcançado através do alojamento e do acesso às redes de apoio necessárias para ajudá-las a reconstruir as suas vidas em parceria com instituições de caridade direcionadas para mulheres”, lê-se no comunicado divulgado pelas empresas.

O objetivo do fundo é disponibilizar 750 casas a preços acessíveis em todo o Reino Unido, e já conseguiu estabelecer a sua primeira parceria com a principal instituição de caridade direcionada para mulheres, o Preston Road Women's Center em Hull, que oferecerá casas seguras e ajudará outras organizações do setor a replicar o seu modelo pioneiro de recuperação para mulheres e crianças.

“Fazer uma diferença positiva na sociedade, seja através dos nossos investimentos ou das nossas atividades de caridade, sempre fez parte do ethos da Patron. Com este novo projeto, trabalhando lado a lado com a Resonance, iremos conseguir combinar a nossa ampla experiência em investimentos imobiliários e ampla rede de contactos, com o nosso desejo de ajudar aqueles que mais precisam”, refere Keith Breslauer, diretor administrativo da Patron Capital, citado em comunicado.

“Sem casas protegidas e seguras, para as mulheres que enfrentam problemas e adversidades complexas é muito mais difícil cuidar de crianças, ter um emprego ou acesso a cuidados de saúde. O Fundo WISH tem como objetivo ajudar a resolver esta questão significativa, ajudando a melhorar vidas em todo o Reino Unido”, remata o responsável.

“Estamos entusiasmados com esta parceira com a Patron, bem como com os nossos parceiros de caridade, como o Preston Road Women's Center. O compromisso da Big Society Capital vai permitir atrair investidores com ideias semelhantes para o Fundo, para que possamos comprar casas para mulheres em risco e ajudar a fazer uma diferença real nas suas vidas. A Resonance traz a experiência comprovada de como os fundos imobiliários podem ajudar a resolver a questão social dos sem-abrigo”, declara Simon Chisholm, diretor de investimentos da Resonance.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta