Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A incrível transformação de um antigo edifício industrial num espaço de trabalho criativo

O projeto Redfox Commons localiza-se em Portland, nos EUA, e já recebeu vários prémios.

Fachada
Exterior / Lerver
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Nas últimas décadas, a capital do estado de Óregon, Portland, tornou-se uma referência no planeamento urbano sustentável. Em 1979, foi imposto um limite para o crescimento da cidade que serviu para proteger as terras vizinhas. Esses limites auto-impostos à expansão urbana mantiveram a cidade em constante renovação, com grandes projetos de reabilitação e recuperação dos edifícios existentes. Algo importante e necessário, e que está à vista.

Uma das virtudes dos projetos da cidade é que estes foram respeitando e adaptando prédios antigos a novos usos. Essa maneira de atuar permitiu à cidade manter a sua personalidade. Exemplo disso é o projeto Redfox Commons, realizado numa área industrial com 5.574 m2. Entre outras ações, uma das mais interessantes foi a conversão de dois armazéns de madeira num complexo de escritórios voltado para profissionais criativos. Este trabalho foi encomendado pelo estúdio local Lever Architecture, que queria honrar o património industrial e melhorar os edifícios para uso contemporâneo.

Uma das preocupações da equipa era manter e preservar a madeira original. Para fazer isso, ela foi limpa primeiro com areia e depois deixada à vista, para destacar a beleza natural do material. A vidraça, por sua vez, permite que a luz do dia entre nos vastos espaços.

Como prova do valor e da inovação deste projeto, o Redfox Commons recebeu vários prémios, como o Portland AIA Honor Award e o Portland Business Journal Transformer Award.