Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Minicasas na garagem ou no jardim para arrendar - o truque para ganhar dinheiro extra na Califórnia

Aproveitamento de espaços em desuso é a nova moda na cidade norte-americana, que sofre uma crise habitacional por falta oferta de casas disponíveis e altos preços.

United Dwelling
United Dwelling
Autor: Redação

A 'startup' United Dwelling reforma os espaços não utilizados nas casas da Califórnia (EUA), como por exemplo garagens ou quintais, para construir minicasas de cerca de 35 metros quadrados (m2), com tudo incluído, e depois colocá-las no mercado de arrendamento. Os proprietários recebem, como contrapartida, uma parte dessa renda como forma de complemento dos seus salários.

A Califórnia vive uma grave crise habitacional, com falta de oferta para a procura e altos preços. E este projeto surge como resposta a esta necessidade do mercado. 

Face à dificuldade para encontrar terreno disponível para investir na construção de minicasas -  com áreas à volta dos 35 m2, tipo estúdio, com cozinha completa, lavanderia e até um pátio privado - a empresa teve a ideia de começar a fazer propostas aos proprietários de moradias para rentabilizar os espaços desaproveitados.

Em troca, podem receber uma compensação entre 500 e 1.500 dólares, dependendo dos valores das rendas - sendo que podem variar entre 1.300 e 2.100 dólares, entre 1.150 e 1.800 euros à taxa atual, dependendo do bairro onde se localiza.

As primeiras previsões, depois de arrecadar cerca de 10 milhões de dólares, cerca de 8,9 milhões de euros, é que devem instalar mais de 150 unidades no sul da Califórnia até o final de 2020, embora a crise do coronavírus tenha vindo complicar um pouco os seus planos. A intenção é ter 1.500 unidades entre 2021 e 2022.