Certamente, muitos gostariam de poder projetar o seu espaço de trabalho de acordo com os seus gostos e preferências. Escolher o tipo de edifício, os interiores, a distribuição, a decoração e acessórios. Embora seja verdade que com a explosão do teletrabalho, por causa da pandemia, isso converteu-se parcialmente numa realidade, a verdade é que é raro alguém desenhar do zero e com total liberdade aquele que será o seu espaço de trabalho. Na verdade, é uma possibilidade que está ao alcance de muito poucos. E um estúdio de arquitetos é, provavelmente, o único que pode fazer isso.
Um exemplo muito interessante é o de Annabelle Tugby Architects, que criou o seu próprio estúdio de design renovando e expandindo uma oficina de carpintaria semi-abandonada num campo de vacas em Cheshire, Reino Unido.
Localizado na cidade de Styal, o The Workshop, o nome que o estúdio recebeu, foi construído quando a equipa do Annabelle Tugby Architects queria mudar de cenário e trocar o seu antigo escritório por um espaço maior.
Partindo da estrutura, o estúdio incorporou um novo conceito, apostando numa abordagem mais ecológica ao acrescentar um pequeno prolongamento de caixilharia em madeira. A escolha dos materiais não foi acidental, assim como todos os pormenores, pensados ao detalhe.
O projeto foi recentemente finalista nos prémios Surface, tanto na categoria e Melhor Edifício Comercial, quanto na categoria Superfície Sustentável. Também foi galardoado com o primeiro lugar no prémio AJ Small Project.
Para poder comentar deves entrar na tua conta