Os britânicos vão ter pelo menos 30% de desconto na compra da primeira casa, ao abrigo do novo programa ‘First Homes’ (Primeiras Casas), lançado pelo Governo de Boris Johnson. O objetivo é criar mais oportunidades no mercado imobiliário para os compradores de “primeira viagem” e permitir que mais pessoas tenham acesso à habitação.
O programa quer ajudar as populações a permanecerem nas áreas locais onde vivem e trabalham, em vez de serem forçadas a sair por causa do aumento dos preços, segundo o The Telegraph, citado na imprensa nacional e internacional.
A primeira fase do projeto arrancou na passada sexta-feira, 4 de junho de 2021, com as primeiras habitações à venda em Bolsover, na região de East Midlands. O Executivo adiantou, contudo, que deverão ser anunciadas mais localizações espalhadas por todo o país nas próximas semanas.
A partir do outono, de resto, deverão chegar ao mercado 1.500 novas casas ao mercado imobiliário do Reino Unido, sendo que o objetivo do Governo é que entregar pelo menos mais 10.000 nos próximos anos.
"Permitir que mais pessoas comprem as suas próprias casas é o cerne da missão deste Governo”, disse Robert Jenrick, secretário de Habitação. "Graças ao ‘First Homes’, vamos disponibilizar mais casas para as pessoas e famílias, para que os compradores de primeira viagem permaneçam nas suas áreas locais, em vez de serem forçados a sair devido ao aumento dos preços”, frisou.
Ao abrigo do programa, as autoridades locais receberão financiamento do Governo, dinheiro que depois será utilizado para subsidiar os promotores imobiliários e a venda das casas com pelo menos 30% de desconto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta