Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Incríveis esculturas que podem ser vividas - obras do artista brasileiro Ernesto Neto

O artista faz com que o espectador seja um participante ativo na vivência da obra de arte. Os ambientes são de grande irreverência lúdica, mas delicada.

Incríveis esculturas do artista brasileiro Ernesto Neto
Autor:

Ernesto Neto (Rio de Janeiro, Brasil, 1964) cria esculturas e ambientes escultóricos que frequentemente envolvem técnicas e materiais artísticos não tradicionais, tais como tecidos elásticos e semi-translúcidos, almofadas e croché, especiarias aromáticas e música. O trabalho de Neto aborda a totalidade do corpo do espectador e transforma-o num participante ativo e autónomo na experiência da obra de arte. As suas esculturas podem ser percorridas, habitadas, sentidas ou mesmo tocadas.

Redcollectors
Redcollectors

As obras mais conhecidas de Neto são os seus ambientes envolventes quase arquitetónicos, criados em larga escala com formas orgânicas que, muitas vezes, criam um ambiente de irreverência lúdica, mas com grande delicadeza.

Gravação de Ernesto por 1.600 euros (50x70)

Gravação de Ernesto por 1.600 euros (50x70)
Redcollectors

A obra mais recente de Neto foi inspirada em materiais das culturas indígenas do Brasil e de outros países. Como na sua obra escultórica, intensamente tátil e ao mesmo tempo intensamente visual, os espectadores estão simultaneamente dentro e fora, o que aumenta a relação percetiva do corpo com o espaço que o circunda e, em última instância, consigo mesmo.

Desenho de Ernesto por 7.500 euros (65x250)

Desenho de Ernesto por 7.500 euros (65x250)
Redcollectors

Ernesto Neto teve exposições individuais no Guggenheim Bilbao, MoMA - The Museum of Modern Art (Nova Iorque), MOMAT - The National Museum of Modern Art (Tóquio), Kunsthalle (Basileia), MALBA - Museo de Arte Latinoamericano (Buenos Aires), TBA21 - ThyssenBornemisza Art Contemporary (Viena), entre outros. Participou em numerosas bienais internacionais, incluindo a Bienal de São Paulo (2010, 1998) ou La Biennale di Venezia, (2001).

Redcollectors
Redcollectors

Exposição na galeria Elba Benitez em Madrid

Exposição na galeria Elba Benitez em Madrid
Redcollectors

Recentemente, realizou uma exposição individual na galeria Elba Benitez de Madrid, Espanha. Nesta visita virtual em formato 3D é possível mergulhar no universo pessoal e particular do artista.

Por último, propomos uma conversa online entre o artista, Elba Benitez e a assessora de arte Elisa Hernando para conheceres o seu trabalho em primeira mão.