Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vulcão nas Canárias acordou e lava já atingiu casas

Autoridades alertam para a possibilidade de ter de evacuar cerca de 1.000 pessoas em La Palma, ilha espanhola.

Vulcão nas Canárias
Gtres
Autor: Redação

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma (Canárias), entrou em erupção este domingo, dia 19 de setembro de 2021, e o rio de lava já está a afetar as casas mais perto do local. A erupção vulcânica começou na zona de Las Manchas.

Trata-se de uma língua incandescente que virou já uma curva da estrada e desce lentamente, paralela a algumas habitações, mostra a filmagem feita por um cidadão com um drone a que a agência Efe teve acesso.

Pelo menos uma das casas está completamente rodeada por lava e a outra tem material vulcânico num dos seus lados, escreve ainda a Efe, que lembra que a zona mais perto da erupção já foi evacuada. As autoridades começaram a retirar as pessoas com problemas de mobilidade nas localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de um milhar de pessoas, alertaram as autoridades.

O primeiro-ministro português, António Costa, já enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, na sequência da erupção do vulcão e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio.

Vulcão nas Canárias
Gtres

Suspensão de voos é recomendada devido à erupção do vulcão nas Canárias

O gestor da navegação em Espanha, Enaire, emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que sejam suspensos os voos para a ilha de La Palma devido à erupção do vulcão, infomaram fontes de Aena à Efe. Em última instância serão as companhias aéreas que decidirão se voam para La Palma, uma vez que o tráfego aéreo não está fechado, acrescentam as mesmas fontes.

A companhia aérea Binter Canarias referiu o regresso ao ponto de origem de um voo que partia de Tenerife Norte com destino a La Palma. A companhia acrescenta, nas redes sociais, que tem conhecimento da situação vulcânica e que neste momento funciona "normalmente", embora o fumo que sai da zona de Cabeza de Vaca "possa afetar a visibilidade".

Vulcão nas Canárias
Gtres

Vulcão estava já em risco de erupção

O vulcão que ontem à tarde acordou na zona de Cabeça de Vaca, no município de El Paso, tem sete bocas ativas que emitem lava, que está a avançar de forma lenta, de acordo com o porta-voz doInstituto Volcanológico de Canarias o Centro Nacional de Volcanología (Involcan), David Calvo.

A erupção desencadeou-se depois de mais de uma semana em que foram registados 20 milhares de pequenos sismos na região, de acordo com o Instituto Volcanológico de Canarias o Centro Nacional de Volcanología (Involcan). A ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4), desde o início da semana.

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971). Desde que há registos históricos – desde a conquista das Canárias no século XV – La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélago.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos. A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

Vulcão nas Canárias
Gtres

*Com Lusa