O projeto está a gerar controvérsia. Os habitantes irão viver em quartos de 6,4 m2 com ecrãs em vez de janelas.
Comentários: 0
Munger Hall, o edifício mais odiado do mundo
Munger Hall

As novas técnicas de construção e planeamento de espaços podem fazer com que ames ou odeies um determinado edifício e, no caso do Munger Hall, as opiniões recaem sobre esta segunda opção. O Munger Hall é um grande colégio projetado em Santa Bárbara, Califórnia, que ocupará 156.000 metros quadrados (m2) distribuídos por 11 andares, para acomodar 4.500 alunos. O mais curioso – daí todas as críticas negativas – é que os habitantes irão viver em quartos de 6,4 m2 sem janelas nem ventilação.

Munger Hall é um edifício com aproximadamente 120 metros de cada lado e um dos mais odiados do mundo. Os quartos serão individuais e agrupados em apartamentos de oito (com duas casas de banho e cozinha para preparar o pequeno almoço) com ecrãs em vez de janelas, segundo o El Mundo. Esses monitores vão seguir ritmos circadianos e emitem cores diferentes a cada hora do dia. À noite, o ecrã ficará azul muito escuro.

As características mais marcantes (e positivas) do edifício serão o facto de possuir parque de estacionamento para pranchas de surf, zonas de estar, bem como lavandaria e cozinhas comunitárias.

Charlie Munger é o investidor desta "obra" arquitetónica. Advogado, jogador de cartas, investidor e dono de uma fortuna estimada em 1.720 milhões de dólares. Nos últimos anos, financiou a construção de outras faculdades para as universidades de Stanford e Michigan e outros projetos em vários centros educacionais no sul da Califórnia. Os 200 milhões que vai doar para Santa Bárbara não vão cobrir todo o investimento planeado (estimado em 1.500 milhões de dólares), mas são suficientes para que Munger tenha imposto o seu projeto e arquiteto, Navy F Banvard, do estúdio VTBS.

O projeto já está em andamento apesar de ter provocado críticas e campanhas de rejeição. O mais óbvio tem a ver com as condições de habitabilidade e sustentabilidade ambiental.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade