Através da Pontegadea, Amancio Ortega pagou 212 milhões de euros por uma torre com 492 apartamentos distribuidos por 45 andares.
Comentários: 0
Chicago
GTRES

O fundador e primeiro acionista da Inditex, Amancio Ortega, através do seu braço de investimentos Pontegadea retomou os seus investimentos imobiliários nos EUA, com a compra de um empreendimento habitacional de luxo em Chicago por 232 milhões de dólares (cerca de 212 milhões de euros à cotação atual). A transação realizada pelo 'family office' do multimilionário espanhol é a mais cara desde a pandemia, dentro deste tipo de ativos residenciais no centro da cidade norte-americana, superando por exemplo a aquisição pela Crescent Heights de uma torre de apartamentos em Streeterville por 173 milhões de dólares em junho.

O edifício, localizado no West Loop de Chicago, a oeste da Kennedy Expressway, é composto por 492 apartamentos distribuídos por 45 andares e foi comprado pela Pontegadea à Ares Management e pela F&F Realty, com sede em Skokie.

Desta forma, a empresa da família de Amancio Ortega continua com os seus investimentos imobiliários nos EUA depois de comprar a torre Kiara, um arranha-céus com 461 apartamentos de luxo em Seattle , por 324 milhões de dólares (cerca de 305 milhões de euros) no final do ano passado.

Em Chicago, a Pontegadea já conta com o hotel Eurostars Magnificent Mile, composto por 216 quartos, em River North, que comprou por 72,5 milhões de dólares em 2019.

Em outubro de 2022, o fundador da Inditex fechou a compra de um arranha-céus de apartamentos de luxo em Nova Iorque por perto de 500 milhões de dólares, pelos quais pagou cerca de 505 milhões de euros.

Recentemente, a sociedade de investimento espanhola investiu 98,9 milhões de euros num centro logístico da retalhista norte-americana Walmart.

A compra deste ativo ocorreu um ano depois de o fundador da Zara ter feito a sua primeira incursão na logística com a aquisição de uma plataforma FedEx em Wisconsin por cerca de 825 milhões de euros e de um segundo ativo logístico, concretamente um centro de distribuição em Filadélfia (Pensilvânia), por cerca de 147 milhões de euros.

Amancio Ortega investe lucros da Inditex no imobiliário

Ortega inscreveu no dia 2 de maio um total de 1.108,5 milhões de euros para a primeira remuneração do ano que a Inditex pagará aos seus acionistas, que é metade do que receberá em dividendos da empresa galega este ano. Concretamente, o empresário receberá este ano 2.217 milhões de euros em dividendos da empresa, acima dos 1.718 milhões que recebeu por este conceito no ano passado.

E o milionário espanhol investe parte dos dividendos que recebe da empresa têxtil no setor imobiliário através da sua empresa de investimentos Pontegadea Inmobiliaria, a maior imobiliária do país vizinho. Focada na compra e gestão de grandes edifícios, conta com uma carteira de ativos imobiliários constituída maioritariamente por edifícios de escritórios não residenciais localizados no centro das grandes cidades de Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Ásia, cujo valor totalcresceu 2,8 mil milhões de euros durante este período para 18,1 mil milhões de euros, um aumento percentual de 19%.

A empresa de investimento registou uma subida de 30,2% dos lucros no ano passado, para 2.092 milhões de euros, tendo ultrapassado pela primeira vez a fasquia dos dois mil milhões de euros. E a receita gerada pelo segmento imobiliário da sociedade de investimento foi de 782 milhões de euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta