
Os lucros da Pontegadea, empresa de investimento do milionário espanhol Amancio Ortega, aumentaram 30,2% no ano passado, para 2.092 milhões de euros, tendo ultrapassado pela primeira vez a fasquia dos dois mil milhões de euros. Só a receita gerada pelo segmento imobiliário da sociedade foi de 782 milhões de euros.
Os dividendos arrecadados com o grupo Inditex (dono da Zara e da Massimo Dutti), do qual Amancio Ortega é fundador, e os ativos imobiliários foram os fatores que mais contribuíram para este crescimento, escreve o Jornal de Negócios, salientando que o valor total dos ativos imobiliários da Pontegadea cresceu 2,8 mil milhões de euros em 2022 para 18,1 mil milhões de euros – trata-se de um aumento de 19%.
Ao todo, a receita gerada pelo segmento imobiliário da sociedade de investimento foi de 782 milhões de euros, refere a publicação.
De referir que nos últimos tempos a sociedade detida por Amancio Ortega aumentou o portefólio imobiliário com novos ativos, sobretudo nos segmentos residencial e logístico. Recentemente, a sociedade comprou, por exemplo, um centro logístico da retalhista norte-americana Walmart na Califórnia (EUA) por 98,9 milhões de euros e a antiga sede da BBC em Londres (Reino Unido) por cerca de 82 milhões de libras (93 milhões de euros).
Para poder comentar deves entrar na tua conta