
Sempre foste fascinado pela cultura irlandesa e não te importarias de mudar-te para uma pequena ilha no Oceano Atlântico? Se estás cansado da vida normal, pode haver algumas boas notícias a chegar. Sim, porque na Irlanda o governo lançou um programa para financiar aqueles que decidam mudar-se para uma ilha ao largo da costa para repovoá-la e relançar o seu tecido económico e social. Vamos descobrir todos os detalhes.
O projeto foi batizado de “Our Living Islands” e inclui 23 ilhas localizadas na costa irlandesa que não estão conectadas ao continente por pontes ou marés baixas. Quem decidir aderir receberá um empréstimo de 68.700 libras (cerca de 84.000 euros) que, contudo, terá de ser investido para restaurar os edifícios no território insular, uma vez que o obejtivo é repovoar estas zonas.

Para atender aos requisitos, será necessário possuir (ou tomar posse) de um imóvel numa das ilhas, construído antes de 1993 e vazio há pelos menos dois anos. O dinheiro só pode ser usado para isolamento, reforma e melhoria estrutural. Além disso, é disponibilizada uma verba extra para quem pretender abrir um novo negócio.
A iniciativa visa atrair novos moradores de todo o mundo, a fim de manter vivos esses lugares isolados e muitas vezes mal conectados ao continente. A maior ilha é Arainn onde vivem aproximadamente 700 habitantes. O projeto ficará ativo até 2026 e já é possível submeter candidaturas. Mais informações disponíveis aqui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta