Mercado de crowdfunding teve mudanças significativas em 2023, com novo regulamento europeu.
Comentários: 0
Crowdfunding imobiliário
Freepik

As incertezas geopolíticas e a subida dos juros colocaram vários desafios ao imobiliário durante o ano passado. Mas, mesmo neste contexto, o crowdfunding imobiliário na Europa deu provas de resiliência em 2023, tendo sido contabilizadas 81 plataformas europeias que acumularam 12,4 mil milhões de euros para investir em projetos imobiliários.

Na Europa, o mercado de crowfunding imobiliário continua a dar cartas e mostrar-se resiliente. Na União Europeia (UE) foram angariados um total de 12,4 mil milhões de euros até ao final do ano passado para financiar projetos imobiliários. E, deste valor, 2,6 mil milhões foram captados só em 2023, revela o mais recente relatório "Real Estate Crowdfunding Report 2023" desenvolvido pela plataforma Walliance em colaboração com o Politécnica de Milão.

Durante o ano passado, a França consolidou-se como líder de mercado de crowdfunding imobiliário, seguida da Alemanha e da Itália, com o relatório a destacar o crescimento deste último país, que conseguiu arrecadar 180 milhões de euros em 2023.

Nos últimos anos, também têm começado a surgir plataformas de crowdfunding imobiliário em Portugal, como é o caso da “Querido Investi Numa Casa!” e da Urbanitae, uma plataforma espanhola que aterrou no nosso país no início deste ano.

O desempenho do crowdfunding imobiliário na Europa foi “positivo”, embora este mercado tenha enfrentado “mudanças significativas” em 2023, não só pelo contexto económico desafiante, como pelo funcionamento do Regulamento ECSP (Regulamento Europeu Provedores de Serviços de Crowdfunding), comenta Giacomo Bertoldi, CEO da Walliance, citado no documento. “Este regulamento tem introduziu novas obrigações e requisitos para plataformas de crowdfunding, determinando um período de transição para muitas realidades”, acrescentou ainda.

Também no mundo, e apesar o contexto desafiante, o crowdfunding imobiliário superou todas as expectativas, acumulando 52,7 mil milhões de euros até ao final de 2023 (+16,6% face ao ano anterior). Neste estudo, foram contabilizadas 159 plataformas ativas no globo, das quais 81 na UE, 23 nos EUA e 55 no resto do mundo.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta