
George Laing é inglês, tem trinta anos, e decidiu juntar-se ao projeto de casas por 1 euro comprando uma casa em Mussomeli, no coração da Sicília. Digamos que aí começou uma grande aventura, uma vez que está a realizar a reabilitação sozinho, "assistindo a vídeos no YouTube". Isso deu-lhe uma grande popularidade no Instagram, tanto que em breve estará presente num dos principais canais de televisão do Reino Unido para uma série imobiliária.
Quando e como decidiu comprar uma casa por 1 euro na Sicília?
A minha jornada começou em Londres, onde cresci. Eu morava em Highgate com a minha família, indo para a escola na UCS. A minha avó ainda mora em Londres na mesma casa desde os anos 60, quando o preço de um imóvel era de 3 a 4 vezes o salário anual.
A minha família mora em Londres há gerações, mas fui forçado a sair por causa das rendas altas, baixos salários, contas de água ou eletricidade extremamente altas. E, de forma mais geral, por causa da má qualidade de vida de uma pessoa com um salário de 30.000 libras por ano que, depois de impostos, seguros, renda, contas, se endivida todos os anos.

Quais são as suas dicas para quem está a pensar fazer o mesmo?
Fazer uma pesquisa e entender o esforço envolvido. Embora o preço possa ser simbólico, o processo de renovação requer paciência, planeamento financeiro e visão. Acima de tudo, abraçar o caminho – é tão gratificante quanto o resultado final.
Que desafios - técnicos, mas também económicos - acarretou a compra de uma casa por 1 euro?
O maior desafio que enfrentei foi a barreira do idioma. No entanto, devo dizer que a tecnologia me deu uma grande ajuda: "Google Tradutor" é de facto uma grande ajuda. O segundo maior desafio é a solidão. Como viajo sozinho e renovo minha casa sozinho, tenho que passar pelo processo psicológico de ficar sozinho 99% do tempo, o que alguns podem achar difícil.
O município de Mussomeli exige que a reforma seja concluída em três anos. Espera ter sucesso?
Sim, tenho a certeza de que cumprirei o prazo. Planear e controlar todas as etapas da reforma foi crucial. A única condição para a compra destes imóveis é renovar o telhado e a fachada até um limite de três anos, sob pena de uma possível multa até 5000 euros.
A razão para esta regra é evitar que as pessoas comprem grandes quantidades de casas por 1 euro, sem dedicar tempo ou dinheiro ao seu desenvolvimento, e depois revendê-las.
Como lidou com a burocracia?
Eu diria que a principal dificuldade com a burocracia é que tudo é muito, muito lento. Principalmente na compra de um imóvel antigo: muitos deles estão abandonados há muito tempo, ou o imóvel foi deixado a 10 netos, então é preciso obter o consentimento de todas as pessoas nomeadas nas escrituras de propriedade e, às vezes, encontrar a documentação correta é realmente um processo lento.
Demorou cerca de 6 a 7 meses desde a minha primeira visita até obter as chaves. Ligar a eletricidade e água também foi um processo lento, mas optei por fazer isso sozinho em vez de pagar a uma agência, o que definitivamente aceleraria as coisas. Fora isso, viajei livremente, reformando o meu imóvel sem problemas. Todas as agências e fornecedores locais foram muito prestativos.

Está a documentar o trabalho nas redes sociais...
Há pouco menos de 10 meses eu era apenas um fantasma, não tinha presença nas redes sociais. No entanto, desde que comecei a partilhar o projeto de renovação, acumulei mais de 150.000 seguidores no Instagram. Isso abriu muitas portas e já levou a muitas oportunidades lucrativas. Criei o meu perfil no Instagram @George_Laing_ para mostrar ao mundo que é possível ser financeiramente independente e viver uma vida plena sem precisar de grandes recursos.
Ninguém financia a minha vida, exceto o trabalho duro que faço. Eu queria que as pessoas vissem que é possível concretizar sem gastar muito, sem ter que fazer uma hipoteca, solicitar um empréstimo ou gastar a maior parte do seu salário com rendas. Agora pretendo estender a minha presença no digital para o YouTube com um podcast em breve.
Está a fazer tudo sozinho ou envolveu uma empresa?
Até agora, fiz 100% do trabalho sozinho. Estou a aprender a fazer cada trabalho usando o bom senso ou a ver vídeos no YouTube. Se a pessoa tiver tempo, paciência, vontade de entender, aprender e cometer erros, ficará surpreso com o que se pode realizar. Descobri que, para a maioria dos trabalhos, desde que tenha o material correto e entenda o processo em questão, tudo é possível. Desde a reforma elétrica, passando pelos esgotos, pelo novo telhado, até a instalação da cozinha ou casa de banho, nada está excluído.
Quais são os seus planos para a casa, uma vez que a reforma esteja concluída?
Pretendo arrendar o imóvel, pois tenho uma lista de espera de 500 a 600 pessoas que desejam arrendá.lo. Mas não é só isso: pretendo comprar e reformar mais 2 imóveis este ano.

Integrou-se bem na comunidade local de Mussomeli?
A comunidade de Mussomeli foi incrivelmente acolhedora. Ao trabalhar com artistas locais e participar de pequenas empresas, construí relacionamentos significativos.
Recomendaria esta experiência?
Absolutamente. É uma aventura que exige comprometimento e dedicação, mas é incrivelmente gratificante. Se tivermos uma paixão e estivermos dispostos a enfrentar desafios, essa experiência transformará a maneira como vemos o setor imobiliário e a comunidade. Ao comprar uma casa por 1 euro, ganhei 150.000 seguidores no Instagram, tornei-me financeiramente livre, comecei um negócio de leilões online, a minha joalheria está a crescer, os meus eventos de mercado cresceram significativamente, em breve serei destaque num dos 5 principais canais de TV do Reino Unido para uma série imobiliária.
Estas são apenas algumas das oportunidades incríveis que floresceram a partir deste empreendimento. Às vezes temos que arriscar tudo o que temos e colocar-nos em situações desconfortáveis ou em novos ambientes que podem levar a oportunidades maiores e melhores do que as que nos são apresentadas atualmente (ou não todas). A vida tem duas garantias: impostos e morte. Mas pode haver uma terceira garantia: uma vida feliz numa casas por 1 euro na Sicília.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta