
O território texano, nos EUA, onde opera a base espacial da SpaceX passou a ter estatuto oficial de cidade, após os residentes — na maioria funcionários ou associados da empresa de Elon Musk — aprovarem a proposta com 97,7% dos votos. A nova cidade, Starbase, localizada na baía de Boca Chica, terá como presidente da câmara Bobby Peden, vice-presidente de lançamentos da SpaceX, eleito sem oposição.
"Starbase agora é uma cidade real!", escreveu Elon Musk na sua plataforma X. A decisão dá à empresa maior autonomia sobre licenças de construção, impostos e leis locais, reduzindo a interferência regulatória externa.
No entanto, grupos ambientalistas e comunidades indígenas manifestam sérias preocupações relativamente aos impactos ambientais, o acesso público à praia de Boca Chica e o reforço do controlo privado sobre território público, segundo escreve a AFP.

Apesar das promessas da SpaceX de mitigar danos ambientais, a empresa foi multada em 2024 por poluição e infrações ambientais. Ativistas alertam que o novo estatuto poderá agravar a degradação ecológica da região, já afetada por lançamentos espaciais e infraestruturas da empresa.
"A Starbase tornar-se uma cidade só provocará mais destruição ambiental na região", disse Bekah Hinojosa, cofundadora da South Texas Environmental Justice Network, à agência de notícias.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta