Grande novidade da reabertura deste espaço emblemático é a inclusão do antigo estúdio criativo. Tudo estará aberto ao público.
Comentários: 0
A Casa Eames
Casa Eames Chris Mottalini

Todos os anos, os incêndios florestais destroem milhares de hectares na Califórnia (Estados Unidos), deixando paisagens marcadas pela devastação. Nos últimos anos, Los Angeles foi uma das áreas mais afetadas, com incêndios que destruíram habitações históricas e verdadeiras obras-primas da arquitetura moderna.

Entre estos edifícios mais emblemáticos, quase sucumbiu um ícone do design do século XX: a Casa Eames, uma joia da arquitetura moderna que sobreviveu ao fogo graças à rápida intervenção das equipas de emergência. E agora, após um minucioso processo de restauro, reabre as suas portas junto ao seu lendário estúdio.

Eames house
Interior Chris Mottalini

O renascimento de um ícone moderno

Localizada no bairro de Pacific Palisades, a Casa Eames, também conhecida como Case Study House Nº 8, foi concebida em 1949 pelos designers Charles e Ray Eames como a sua residência e estúdio. 

Mais de sete décadas depois, esta emblemática moradia continua a ser uma referência mundial do design moderno de meados do século.

Eames house
Interior Chris Mottalini

No entanto, no início deste ano, durante os devastadores incêndios em Palisades, as chamas aproximaram-se perigosamente da residência, que se salvou da destruição por apenas alguns metros. 

O fogo consumiu mais de 7 mil habitações, incluindo casas projetadas por outros arquitetos modernos, como Richard Neutra e Ray Kappe, cujas obras foram reduzidas a cinzas.

Eames house
Mobiliário Chris Mottalini

“Embora a casa tenha escapado aos incêndios florestais do início deste ano, sofreu danos consideráveis devido à fumaça e desde então tem sido submetida a um meticuloso processo de restauração e limpeza”, afirmaram no estúdio.

A reabertura, celebrada em julho, permitiu também redescobrir a essência do lugar onde os Eames viveram e trabalharam durante mais de três décadas. A casa, uma composição de aço, vidro e madeira inserida num bosque de eucaliptos, volta a brilhar como testemunho de uma época em que o design valorizava a funcionalidade e a beleza sem artifícios.

Eames house
Estúdio Chris Mottalini

Um estúdio aberto ao público

A grande novidade desta reabertura é a inclusão do antigo estúdio criativo dos Eames, um pequeno edifício anexo que até agora permanecia fechado ao público. “Pela primeira vez, o estúdio estará aberto ao público”, anunciou a equipa do projeto. 

Este espaço, que originalmente funcionava como oficina de trabalho, foi restaurado para se tornar numa área polivalente destinada a exposições, workshops e mesas-redondas.

Eames house
Entrada Dystopos

O novo uso do estúdio procura manter vivo o espírito experimental de Charles e Ray, que viam o design como uma ferramenta para melhorar a vida quotidiana.

Com o objetivo de proteger, divulgar e atualizar o legado dos designers, foi criada a Fundação Charles & Ray Eames, impulsionada pela família. A organização será dirigida por Adrienne Luce e conta com os cinco netos do casal no conselho de administração. “Como netos, tem sido uma honra para nós garantir que Charles e Ray continuem a ter um impacto global”, afirmou Eames Demetrios, atual presidente da fundação.

Eames house
Exterior Eric Wittman

O projeto procura preservar não apenas as peças de mobiliário mais icónicas ou as obras arquitetónicas da dupla, mas também a sua abordagem interdisciplinar, que abrangeu filosofia, fotografia, arte, pedagogia e design de exposições.

“O trabalho deles estendeu-se muito além das contribuições mais reconhecidas no âmbito do mobiliário e da arquitetura: incluiu filosofia, fotografia, arte, design de iluminação e arquitetura. Este novo capítulo trata sobre o planeamento da sucessão e o olhar para as gerações futuras”, acrescentou Demetrios.

A Casa Eames renasce assim das cinzas como símbolo de continuidade e resistência. O que esteve prestes a perder-se ressurgiu agora com uma missão renovada: continuar a inspirar novas gerações de designers e a lembrar que a criatividade, tal como a arquitetura, também pode sobreviver ao fogo.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta