O gigante sueco do mobiliário e da decoração, IKEA, decidiu encerrar a atividade de sete das suas lojas em várias cidades da China a partir de 2 de fevereiro, ao mesmo tempo que vai mudar o foco da sua expansão no país para os mercados-chave de Pequim e Shenzhen. A estratégia passa pela abertura de mais de uma dezena de lojas de pequeno formato nos próximos dois anos.
“Esta decisão é um passo importante na profunda transformação da empresa na China, com o objetivo de lançar as bases para um crescimento empresarial mais resiliente”, anunciou a multinacional. Em concreto, “após uma revisão e avaliação exaustivas”, o IKEA vai encerrar as lojas:
- IKEA Shanghai Baoshan;
- IKEA Guangzhou Panyu;
- IKEA Tianjin Zhongbei;
- IKEA Nantong;
- IKEA Xuzhou;
- IKEA Ningbo;
- IKEA Harbin.
Desta forma, a cadeia sueca – que abriu a sua primeira loja no país em 1998 e chega atualmente a mais de mil milhões de clientes locais – passará a operar na China um total de 34 lojas físicas. Além disso, o IKEA conta no país com três canais digitais próprios e duas lojas-âncora de comércio eletrónico, continuando a explorar formas de melhorar ainda mais a experiência omnicanal dos clientes.
Neste sentido, a multinacional indicou que vai passar de uma expansão em grande escala para uma “penetração de mercado mais focada”, apostando nos mercados-chave de Pequim e Shenzhen e abrindo mais de dez lojas de pequena dimensão nos próximos dois anos. Entre as aberturas previstas estão a loja IKEA Dongguan, em fevereiro de 2026, e a loja Beijing Tongzhou, que deverá abrir em abril de 2026.
A empresa sublinha ainda a intenção de continuar a reforçar a sua presença online e a investir nas lojas existentes, tirando partido do ecossistema avançado de inovação da China e colaborando com parceiros locais de referência em áreas como a digitalização, a automatização e a economia circular, com o objetivo de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a rapidez e a flexibilidade.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta