
Lisboa e Porto estão na moda e que são visitadas por milhares de turistas anualmente. Um cenário que está a contribuir para que haja cada vez mais comércio de luxo nas duas cidades. Só na capital abriram 37 novas lojas de luxo e premium nos últimos quatro anos – desde 2011 –, sendo que a maioria (77%) está concentrada na Avenida da Liberdade.
O segmento de luxo também está em franco crescimento no Porto, representando já 15% do comércio do retalho. Só na zona dos Clérigos há 80 lojas de luxo e premium, que ocupam mais de 33.000 m2.
Em causa estão dados que constam no estudo “Business Briefing – Retalho de Luxo em Portugal”, da consultora Cushman & Wakefield (C&W).
Segundo o mesmo, a zona do Chiado, em Lisboa, é a mais cara do país, com um custo médio de 97,5 euros por m2 por mês.
“Relativamente à evolução da oferta, em Lisboa começa a verificar-se uma tendência de alargamento do eixo de luxo às ruas adjacentes à Avenida da Liberdade, criando-se desta forma novas oportunidades e maior dinamismo. No Porto, a potencialidade da Avenida dos Aliados para investimento em reabilitação urbana é cada vez mais evidente, sendo o destino de grande parte dos projetos o de espaços de retalho de rua ao nível do embasamento. Podemos afirmar que teremos nos Aliados a Avenida da Liberdade do Porto”, refere a consultora.
De referir ainda que os angolanos continuam a ser os estrangeiros não europeus os que mais compras em lojas de luxo fazem em Portugal, com uma quota de 43%. Os chineses são, no entanto, os que mais gastam: em média 651 euros por compra.




Para poder comentar deves entrar na tua conta