Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Brico Depôt vai fechar lojas de Loures, Gaia e Sintra e sair de Portugal

kingfisher.com
kingfisher.com
Autor: Redação

Portugal, Espanha e Rússia deixaram de ser mercados estratégicos para a Brico Depôt que decidiu assim sair destes países, para se focar noutros. Na Península Ibérica, a empresa de bricolage e decoração conta com 31 lojas abertas e com um total de 1.700 trabalhadores. Em Portugal, a decisão implicará o fecho dos espaços comerciais da marca em Loures, Gaia e Sintra.

A decisão da Brico Depôt abandonar estes três países foi tornada pública, esta quarta-feira, dia 20 de novembro de 2018, na apresentação do 'trading update' da Kingfisher, casa-mãe da empresa.

"Estamos comprometidos com o nosso planos e em construir um negócio sólido a longo prazo. Como parte deste compromisso, tomamos a decisão de sair da Rússia, Espanha e Portugal", aponta a CEO da Kingfisher, Véronique Laury, em comunicado

A Kingfisher engloba várias marcas (B&Q, Castorama, Brico Depôt e Screwfix) com mais de 1100 lojas em 10 paises europeus, com um total de 74.000 funcionários e quase 6 milhões de clientes a cada semana. E está presente na Turquia através de uma parceria com a Koçtaş.

"Tal [a decisão] vai permitir-nos aplicar a nossa estratégia com mais foco e eficiência nos nossos principais mercados, onde temos, ou podemos alcançar, uma posição de liderança de mercado e criar boas casas, tornando a melhoria da casa acessível para todos", argumenta a gestora.

História da marca

A Brico Depôt, segundo a sua web portuguesa, nasceu em 1993 em Reims (França) como um novo conceito de loja armazém da companhia Castorama, número 1 do mercado francês de melhoria do lar. Tal como nas suas origens, "a Brico Depôt, com o seu conceito de loja armazém e preços baixos, obteve grandes êxitos e aceitação em todos os territórios onde se encontra ( França, Espanha, Portugal e Roménia)", pode ler-se.

Já a Brico Depôt Iberia nasceu em 1999 como parte da expansão internacional da insígnia Brico Depôt França, mas só em 2003 abre a sua primeira loja em Espanha, mais precisamente em Viana (Navarra). "Desde então teve uma grande evolução e ao dia de hoje conta com quase 2,5 milhoes de clientes por mês", diz ainda a empresa na sua web.