
A Savills Investment Management (Savills IM) acaba de fechar a compra de quatro supermercados em Portugal – no Porto, Algarve, Castelo Branco e Nazaré - por 39 milhões de euros. O portfólio adquirido, com uma área superior a 21.600 metros quadrados (2m), tem contratos de arrendamento de longa duração com o Continente.
“O retalho essencial e o alimentar são setores muito resilientes com fundamentos sólidos que, em contextos de incerteza, permitem aos seus proprietários navegar melhor pela turbulência económica. Os quatro ativos recém-adquiridos encaixam-se muito bem na nossa estratégia e agregarão valor aos nossos investidores: estão num arrendamento de longo prazo do líder de mercado e o seu histórico de ganhos é muito encorajador”, comenta Fernando Ramírez de Haro, diretor geral para Espanha e Portugal da Savills IM, citado em comunicado.
Retalho português com “fundamentos sólidos”
De acordo com o relatório Global Investment Outlook 2023 da Savills IM, o retalho essencial mostrou a sua resiliência durante a pandemia e continuará a ser refúgio relativamente seguro, uma vez que a procura por bens de primeira necessidade se irá manter.
Segundo a Savills IM, os supermercados e retail parks “mostraram uma resiliência excecional desde o início da pandemia”, sendo que “o mercado imobiliário de retalho continua a apresentar desafios em geral, embora apresente aspetos interessantes e ainda existam oportunidades”.
Para a gestora, a economia portuguesa apresenta “fundamentos económicos sólidos e perspetivas económicas positivas. O setor do retalho alimentar mantém-se competitivo, com os principais operadores em expansão, bem como a investir na atualização das unidades existentes, aumentando a eficiência da área comercial e tirando partido de uma atividade logística mais eficiente”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta