Comentários: 0

O Golfe Bom Sucesso - Exploração de Equipamentos Desportivos, SA, empresa de um complexo mais vasto, o Bom Sucesso Architecture Resort, Leisure & Golf, está situado na margem sul da lagoa de Óbidos e foi declarado insolvente pelo Tribunal das Caldas da Rainha, que nomeou um administrador para gerir a massa falida. Os 20 trabalhadores afetos à empresa continuam ativos e a própria operação de golfe - no qual está ancorado o projeto - mantém-se em funcionamento.  

Segundo Maria de Meireles, administradora do empreendimento, este tem assegurado a prática daquele desporto, o que foi confirmado por um dos trabalhadores da empresa. No entanto, e citado pelo Público, o responsável estranha como é que, sendo insolvente, esta se permanece em atividade.  

De acordo com a publicação, o Bom Sucesso - Design Resort, Leisure & Golf tem tido dificuldade em afirmar-se num contexto de crise económica, depois de um período de grande euforia aquando do seu lançamento, há 14 anos. O complexo teve o BES como principal financiador e foi designado um elemento pelo banco para o conselho de administração.

Em 2006, Paulo Graça Moura, então administrador do empreendimento, dizia que esta era “indiscutivelmente o melhor resort da Europa” e que 95% dos compradores de lotes eram estrangeiros, provenientes sobretudo de Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Holanda e Espanha. As moradias mais baratas, que chegaram a valer 500 mil euros, valem atualmente metade desse valor.  

Anunciado como um investimento de 150 milhões de euros, o complexo iniciou nesse ano uma segunda fase com a construção de 241 moradias, assinadas por arquitetos conceituados. As autoridades acarinharam-no: foi considerado PIN (projeto de interesse nacional) e a Direção-Geral do Turismo atribuiu-lhe a classificação de cinco estrelas.  

Também de cinco estrelas deveria ser o hotel da cadeia internacional Hilton que começou a ser construído em 2010 e que, segundo o site do próprio resort, “tem data de abertura prevista para 2013”. Certo é que as obras estão paradas há seis meses. Desenhado pelo arquiteto Souto de Moura, o Hotel Hilton Bom Sucesso Óbidos está orçado em 27 milhões de euros, dos quais 13,6 milhões financiados por fundos comunitários.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta