Comentários: 0
Fisco penhora e vende 350 imóveis por dia
wikimedia_commons

As penhoras de casas dispararam no último ano, tendo registado um aumento de 75,5%. Os imóveis são o último bem pessoal a que o Estado deita a mão quando há dívidas fiscais, mas as casas já representam mais de 60% do total de bens resgatados pela Autoridade Tributária este ano. E são também o tipo de ativo que o Fisco mais vende.

O total de casas penhoradas e vendidas pelo Fisco, nos primeiros sete meses, deste ano já ascende a 49.150 imóveis, mais 75,5% do que em igual período do ano passado, segundo noticia o Diário de Notícias. Ao todo, já foram penhorados e vendidos 76.805 bens e só as casas representam mais de metade das vendas realizadas pela Autoridade Tributária.  

A penhora deste tipo de bens tem aumentado significativamente nos últimos tempos motivada pelo aumento da carga fiscal e o menor rendimento disponível. Cálculos do DN/Dinheiro Vivo mostram que, em menos de dois meses (51 dias), a Autoridade Tributária penhorou mais 17 644 casas. Ou seja, desde meados de junho, o número de casas vendidas cresceu nada menos de 56%. Contas feitas, em apenas 51 dias foram vendidas e penhoradas 356 casas diariamente, em média.  

Estes números espelham as dificuldades das famílias portuguesas em pagar os seus empréstimos, diz António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários, citado pelo DN.
 
As casas são o último bem pessoal a que o Fisco deita mão quando estão em causa dívidas fiscais. Antes de penhorar imóveis ou automóveis aos contribuintes faltosos, o Fisco começa por verificar se existem rendas, contas bancárias ou créditos financeiros. Na ausência deste tipo de bens, explica DN, o Fisco avança para a retenção de uma parte dos salários ou das pensões. E só em último recurso parte para a penhora dos bens mais valiosos: os carros e as casas das famílias.  

Ao todo já foram penhorados e vendidos este ano 76 805 bens pessoais em que entram não só as casas mas também salários em contas bancárias. Só carros já foram vendidos 25 917 este ano, mais 77,7% do que em igual período do ano passado.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta