Comentários: 0
Sabes quantos milionários surgiram em Portugal nos últimos dois anos?
wikimedia_commons

Quase 30% dos milionários portugueses surgiram nos últimos dois anos - um título só é atribuído aos indivíduos que têm um património superior a 1 milhão de dólares, o equivalente a cerca de 790 mil euros de riqueza líquida (ativos financeiros mais ativos imobiliários menos dívida).

A criação de valor em Portugal continua, porém, concentrada numa pequena franja da população. Os 10% mais ricos são detentores de 58,3% da riqueza do país.

As conclusões são do Global Wealth Report 2014, publicado esta terça-feira pelo Credit Suisse Research, que estima que cada português adulto tenha, em média, 98,4 mil dólares (77,6 mil euros), um aumento de 8,1% face ao ano passado.

No total, o banco suiço estima que até ao final do primeiro semestre deste ano havia 76 mil milionários em Portugal.

Números da Autoridade Tributária, citados pelo Dinheiro Vivo, mostram, porém, que foram menos de 3 mil os agregados que declararam rendimentos superiores a 250 mil euros em 2012, o último ano para o qual há dados.

Mas Portugal continua a ser, ainda assim, o único país da Europa ocidental a não conseguir entrar no grupo dos mais ricos do mundo - até a Irlanda e a Grécia, que, como Portugal, passaram por programas de ajustamento, fazem parte deste clube.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta