A OCDE prevê um crescimento do PIB mais baixo que o Governo para este ano e o próximo. Segundo um relatório sobre Portugal publicado esta segunda-feira, a economia deve crescer 0,8% este ano e 1,3% no próximo, estimativas mais baixas que as previstas no Orçamento do Estado (OE): 1% em 2014 e 1,5% em 2015.
Os números também diferem no que diz respeito ao consumo privado, com a OCDE a estimar uma variação de 1,5% este ano e de 0,5% no próximo e o Executivo a apontar para um crescimento de 1,8% em 2014 e de 2% em 2015.

Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna desde 2001
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no segundo trimestre, um crescimento homólogo de 0,9%. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de um crescimento inferior ao verificado nos primeiros três meses do ano (1%, face ao primeiro trimestre de 2013).
Radiografia do dia: Previsão do crescimento do PIB em vários países em 2014 e 2015
Este gráfico indica qual é a previsão de crescimento do PIB em diferentes países. Segundo a Bloomberg, os EUA, a Zona Euro e a Índia vão crescer este ano enquanto Japão e China registarão uma desaceleração no crescimento do PIB. Segundo as revisões do Fundo Monetário Internacional, a economia portuguesa crescerá entre 1% e 2% este ano.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e do Rendimento Nacional e Disponível
Este gráfico indica a evolução do PIB, do Rendimento Nacional Bruto (RNB) e do Rendimento Disponível Bruto da Nação (RDB) em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o RDB registou um aumento de 1,3% em 2013, depois de ter caído 2,4% em 2012 e 1,2% em 2011, após uma subida de 3,4% em 2010.
Jovens que trabalham no verão descontam no IRS? Conhece os pormenores
Trabalhaste durante o verão e já pensas no que fazer com os teus primeiros euros? Antes disso, convém perceber se precisas de declarar esse dinheiro às Finanças — e a boa notícia é que, em muitos casos, podes não ter de pagar IRS. Vamos explicar como funciona.
"Via verde" para a imigração: construção lidera vistos emitidos
A “via verde” criada para acelerar a contratação de trabalhadores estrangeiros pelas empresas portuguesas permitiu a emissão de, pelo menos, 161 vistos nos primeiros quatro meses de funcionamento. O setor da construção obteve mais de 100 vistos emitidos, enquanto a agricultura já conta com 60. O protocolo foi assinado, na primavera, pelo Governo e cinco confederações empresariais, com o objetivo de dar prioridade à emissão de vistos para trabalhadores recrutados fora do país.
IMI aumenta 9,75% à boleia da atualização automática do VPT
É caso para dizer: atenção proprietários de casas. Isto porque o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar já em 2025 deverá aumentar 9,75%, devido à atualização do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos prédios urbanos, que é atualizado de três em três anos e foi revisto em 2024.
Revenda de imóveis: Estado poupou 148 milhões com alterações no IMT
As alterações recentes ao regime de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para atividades de revenda de imóveis – introduzidas em 2023 com o pacote Mais Habitação, do ex-governo socialista – levaram a “uma redução da despesa fiscal de 229,9 milhões de euros em 2022 para 81,4 milhões de euros no ano passado”, tendo-se verificado “uma diminuição de 62,8% nas transações isentas”, ou seja, 148 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta