Os bancos parecem estar mais disponíveis para emprestar dinheiro para a compra casa. Ainda assim, a crescente restritividade bancária ao crédito à habitação é o principal obstáculo apontado pelo gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) – no se último relatório – às empresas do setor. Segue-se a instabilidade no mercado de trabalho, a diminuição do poder de compra, a mediação ilegal e o desinvestimento económico.

radiografia do dia: obstáculos à mediação imobiliária
o gráfico em cima indica quais são os principais obstáculos que enfrentam as empresas de mediação imobiliária em portugal. segundo dados do gabinete de estudos da associação dos profissionais e das empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip) – constam no market outlook de maio da entidade –, o facto das famílias terem cada vez menos poder de compra é o principal entrave à mediação imobiliária. a dificuldade em obter empréstimo bancário para comprar casa s
novas regras da mediação imobiliária facilitam acesso à profissão
a nova lei da mediação imobiliária, a lei n° 15/2013, de 8 de fevereiro, já foi promulgada e entrou em vigor este mês, trazendo algumas novidades. segundo a nova legislação, que se insere na directiva serviços da união europeia, serão eliminados os entraves no acesso às profissões, ou seja, as regras da directiva que foram impostas pela “troika” permitem a simplificação do acesso à actividade da mediação imobiliária, que passa a ser adquirida por tempo ilimitado
mediação imobiliária com futuro incerto
a crise deixa antever um futuro pouco risonho para o sector imobiliário, já que as empresas de mediação estão pessimistas quanto ao futuro. em causa está o facto da emissão de licenças para novas empresas ter diminuído, segundo o último catálogo de estudos do mercado do gabinete de estudos da associação de profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip)
Refúgio: quando a arquitetura nos protege do mundo
O mundo voltou a falar de guerra, deslocações forçadas e instabilidade global, levando o conceito de refúgio a ganhar uma nova atualidade. O termo, muitas vezes associado a campos humanitários e estruturas provisórias, ressurge agora também na arquitetura como resposta emocional a um tempo de sobrecarga nos espaços residenciais e sociais.
Casas à venda com descontos imperdíveis para voltar à rotina
Regresso às aulas, regresso ao trabalho e, claro, ao ritmo acelerado do dia a dia. Perante esta situação, muitas famílias começam a repensar a forma como vivem e a procurar soluções mais práticas para o voltar à rotina com mais organização e qualidade de vida.
ALP: Proprietários querem garantias para arrendar a estudantes
Os proprietários estão disponíveis para colocar mais imóveis no mercado para arrendar a estudantes, mas pedem incentivos fiscais e garantias que mitiguem riscos, segundo uma sondagem da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) divulgada no dia 25 de agosto de 2025.
Conforto doméstico: serviços de casa entre os mais procurados
Está a assistir-se a uma crescente valorização (e procura) de serviços relacionados com o conforto doméstico, o bem-estar pessoal e intervenção em espaços exteriores, o que coincide com a chegada do verão. Isso mesmo mostram os dados mais recentes da plataforma online Fixando.
Para poder comentar deves entrar na tua conta