Os bancos parecem estar mais disponíveis para emprestar dinheiro para a compra casa. Ainda assim, a crescente restritividade bancária ao crédito à habitação é o principal obstáculo apontado pelo gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) – no se último relatório – às empresas do setor. Segue-se a instabilidade no mercado de trabalho, a diminuição do poder de compra, a mediação ilegal e o desinvestimento económico.
radiografia do dia: obstáculos à mediação imobiliária
o gráfico em cima indica quais são os principais obstáculos que enfrentam as empresas de mediação imobiliária em portugal. segundo dados do gabinete de estudos da associação dos profissionais e das empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip) – constam no market outlook de maio da entidade –, o facto das famílias terem cada vez menos poder de compra é o principal entrave à mediação imobiliária. a dificuldade em obter empréstimo bancário para comprar casa s
novas regras da mediação imobiliária facilitam acesso à profissão
a nova lei da mediação imobiliária, a lei n° 15/2013, de 8 de fevereiro, já foi promulgada e entrou em vigor este mês, trazendo algumas novidades. segundo a nova legislação, que se insere na directiva serviços da união europeia, serão eliminados os entraves no acesso às profissões, ou seja, as regras da directiva que foram impostas pela “troika” permitem a simplificação do acesso à actividade da mediação imobiliária, que passa a ser adquirida por tempo ilimitado
mediação imobiliária com futuro incerto
a crise deixa antever um futuro pouco risonho para o sector imobiliário, já que as empresas de mediação estão pessimistas quanto ao futuro. em causa está o facto da emissão de licenças para novas empresas ter diminuído, segundo o último catálogo de estudos do mercado do gabinete de estudos da associação de profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip)
Atrasos nos apoios à renda: ministro defende IHRU e desvaloriza queixas
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, saiu esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) em defesa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e desvalorizou as queixas que têm surgido face aos atrasos nos apoios à renda.
“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos
“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença,
Governo quer reforçar programa E-Lar com 50 milhões de euros
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, explicou no Parlamento que o Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa E-Lar de 50 milhoes de euros, visto que a dotação inicial foi gasta em poucos dias.
Governo madeirense propõe liberalização do mercado de arrendamento
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, que, a par da construção pública, é fundamental “liberalizar” o mercado de arrendamento para combater a crise na habitação, mas alertou para a “legislação grotesca” que bloqueia o setor.
Para poder comentar deves entrar na tua conta