O novo presidente executivo do grupo Pestana, José Theotónio, revelou que o grupo tem neste momento confirmados oito projetos até 2017, a maioria prevendo a abertura de novos hotéis. Destes oito projetos, os maiores investimentos dizem respeito a novas unidades em Amesterdão (Holanda) e Nova Iorque (EUA), com abertura prevista para 2016 e 2017, respetivamente.
Em Amesterdão, o grupo prevê aplicar cerca de 30 milhões de euros enquanto na cidade norte-americana deverá investir cerca de 37 milhões de euros. “O contrato de Amesterdão foi assinado em 2014 e estamos agora a finalizar a aprovação do projeto, tal como a questão do financiamento, para que a obra possa começar”, disse José Theotónio, em declarações à Lusa.
Sobre o hotel de Amesterdão, o responsável adiantou que se trata de uma “adaptação de um edifício histórico da zona para hotel, onde ficarão todas as áreas comuns e os quartos, e depois uma área livre onde se vai fazer uma ala nova com o resto dos quartos”. “O objetivo é ter ali um hotel de cinco estrelas, importante para Amesterdão e para nós”, sublinhou.
Relativamente à unidade de Nova Iorque, Josè Theotónio adiantou que “foi assinado um contrato para o direito de utilização de um terreno durante 99 anos”. “Agora é preciso acabar de aprovar o projeto, que já tem uma apreciação prévia positiva, e começar a construir”, frisou, adiantando que antes de 2017 deverá estar aberto.
Além destes dois projetos internacionais, o grupo vai passar também a gerir um hotel em Marraquexe, mas nesse caso o investimento na unidade hoteleira é da responsabilidade do Estado marroquino, tal como a propriedade do edifício.
“A remodelação deve demorar cerca de um ano”, calcula o novo presidente executivo.
Quanto a Portugal, a nova Pousada de Lisboa, situada no Terreiro do Paço, tem prevista a abertura em “soft opening” (fase de pré-inauguração) para maio, seguindo-se a entrada em operação corrente no mês de junho. “Pode ser uma unidade que marcará muito a hotelaria em Portugal e em Lisboa”, sublinhou.
Também na mesma zona de Lisboa, o grupo tem planos para um outro hotel, num edifício que adquiriu na Rua do Comércio, na Baixa pombalina. A nova unidade vai ter quatro estrelas e cerca de 80 quartos, com abertura prevista para finais de 2016 ou início de 2017.
No Porto, o Pestana Porto Hotel vai duplicar a oferta disponível, passando de 50 para 100 quartos, sendo que as obras devem “estar prontas em junho ou julho”.
Outro dos novos projetos situa-se nos Açores e diz respeito à renovação do hotel Bahia Palace, na ilha de São Miguel. “Agora estamos a aprovar um projeto de remodelação e o nosso objetivo é fechar o hotel entre o próximo mês de novembro e os meses de março/abril e remodelar nessa altura. E, então, vamos reabrir já com a marca Pestana”, explicou.
Atualmente, de acordo com o novo presidente executivo, o grupo Pestana tem sob a sua alçada um total de 86 unidades hoteleiras – incluindo 30 Pousadas de Portugal -, distribuídas por 15 países diferentes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta