
Os cuidados a ter na pesquisa de um alojamento de férias para o verão em portais turísticos é o 89º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
Estou a planear as nossas férias de verão e estive a pesquisar portais turísticos que oferecem inúmeras habitações para arrendar. Fiquei com muitas dúvidas e com receio que algo falhe. Que conselhos me podem dar?
A tua questão é muito pertinente e atual. Estamos mesmo a entrar na época de reserva de alojamentos para as férias de verão.
A nossa equipa técnica vestiu a pele de um consumidor que utiliza a internet para reservar o seu alojamento de férias. Assim, reservámos 48 alojamentos em oito plataformas colaborativas de arrendamento, selecionadas previamente para este estudo. Esses 48 apartamentos localizam-se em Lisboa, Milão (Itália), Madrid (Espanha) e Bruges (Bélgica).
Apesar da satisfação com o serviço ser positiva, a Deco verificou que há aspetos a melhorar, sobretudo ao nível da indicação do preço final e da emissão de fatura do montante pago. Defendemos que todas as plataformas devem indicar corretamente a identidade, a morada, a denominação comercial, o número fiscal, o e-mail e o telefone.
Consideramos, também, que é importante que tenhas informação de apoio num português claro, bem como os termos e condições e a política de privacidade. Precisarás de saber, com clareza, se o anunciante é uma empresa ou um particular. Todas as informações nos parecem fundamentais para qualquer consumidor turista.
A Deco julga ainda urgente implementar e divulgar regras para a resolução de conflitos entre os utilizadores das plataformas. Contudo, aconselhamos-te a reclamar na plataforma e junto do proprietário. Por outro lado, não deve ser permitida a cobrança de valores que não estejam incluídos no anúncio. Daí a importância de constar dos contratos uma cláusula que garanta a transparência do preço final.
O consumidor deve ter a possibilidade de fazer e publicar comentários na plataforma que utilizou. Esta prática visa melhorar a oferta destes portais e torná-los mais credíveis aos olhos de todos os interessados.
Se tiveres dúvidas ou quiseres saber mais, clica no link: http://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/ferias-lazer/noticia-flash/arrendamento-para-ferias-avaliamos-8-plataformas
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