
o idealista news visitou, nos últimos dias, alguns bancos portugueses (os cinco maiores do país) para perceber quais as condições que oferecem quando se pede um crédito à habitação
o ponto de partida é sempre o mesmo: um jovem casal de 30 e 31 anos, respectivamente, quer comprar uma casa em lisboa que custa cerca de 160.000 euros, pelo que, precisa de um empréstimo de aproximadamente 150.000 euros. os dois vencimentos (juntos) rondam os 2.000 euros líquidos por mês (cerca de 32.200 euros brutos por ano). o objectivo é perceber quanto teriam de pagar de prestação mensal ao banco para poderem comprar casa
este desafio surge numa altura em que os analistas aconselham os portugueses a arrendar casa e não a comprar. a aposta no mercado de arrendamento é, aliás, uma das medidas previstas no acordo estabelecido entre a "troika" e o governo, como contrapartida do pacote de ajuda financeira a portugal (78 milhões de euros)
a visita ao bpi:
nos próximos dias vou contar como correu a minha experiência junto dos cinco principais bancos nacionais: comecei por bater à porta do bpi
assim que entro na agência, digo à senhora das informações que pretendo obter uma simulação para um crédito à habitação. é hora de almoço e o balcão está quase vazio, e a responsável, de forma simpática, encaminha-me para um colega, que me recebe com um sorriso rasgado e pede-me uns segundos, porque está a terminar de preencher uns papéis
"já tem conta no nosso banco", pergunta. digo que sim e dou o meu número de conta. de seguida começo a explicar o que pretendo, salientando que pensamos (eu e a minha namorada) ter entre 10.000 e 15.000 euros de entrada. logo a seguir ponho o dedo na ferida: "esta é uma fase complicada para comprar casa não é? sobretudo agora, com a entrada do fmi!". a resposta, em tom optimista, surge de pronto. "sim, mas nada é impossível"
depois de explicar a nossa situação profissional e financeira – estamos empregados (somos efectivos) e recebemos cerca de 2.000 euros por mês -, deparo-me com o primeiro entrave: "nenhum banco lhe vai emprestar o dinheiro na totalidade. o valor do empréstimo ronda os 80% do valor da avaliação da casa, pelo que o ideal é que a mesma seja feita por cima. e os 'spreads', digo-lhe já, são muito elevados, andam na ordem dos 4%. e isso é algo que acontece um pouco em todos os bancos"
perante este alerta, fiquei com o pé atrás, mas do outro lado vejo empenho em tentar arranjar soluções. "vou fazer simulações de acordo com vários cenários, assim ficam com a ideia dos valores praticados consoante as diferentes opções [taxas euribor variáveis ou fixas e valor do empréstimo a solicitar]"
aproveito a deixa e pergunto qual a indexante que recomenda, se a três, seis ou 12 meses. “depende um pouco do orçamento familiar, mas os clientes têm optado pela euribor variável a três meses, porque pode baixar a prestação mais rapidamente, mas também pode aumentar", explica, salientando que a tendência é que a mesma suba: "olhe que deve subir, porque já está baixa há algum tempo…”
calma e pacientemente, o responsável traça, então, três cenários: um para um empréstimo a 150.000 euros e dois para um crédito a 160.000 euros. sempre partindo do pressuposto que o imóvel é avaliado a um valor superior ao da compra, ou seja, a 190.000 e 200.000 euros, respectivamente. o "spread" é, nas três situações, de 3,3%
aqui fica o resultado final:
empréstimo de 150.000 euros, com euribor a três meses e prestações variáveis, de 348 meses (29 anos), o máximo permitido nesta situação:
- prestação mensal: 783,22 euros
- seguros (multirisco e vida): 46,40 euros
- valor total da primeira prestação mensal: 829,61 euros
empréstimo de 160.000 euros, com euribor a três meses e prestações variáveis, de 528 meses (44 anos), o máximo permitido nesta situação:
- prestação mensal: 709,36 euros
- seguros (multirisco e vida): 49,28 euros
- valor total da primeira prestação mensal: 758,64 euros
empréstimo de 160.000 euros, com euribor a três meses e prestações fixas, de 348 meses (29 anos), o máximo permitido nesta situação:
- prestação mensal: 835,43 euros
- seguros (multirisco e vida): 49,28 euros
- valor total da primeira prestação mensal: 884,71 euros
Normal 0 21 false false false PT X-NONE AR-SA /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Arial; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}na próxima sexta-feira, dia 1, veja os resultados da visita ao banco millennium
7 Comentários:
artigo muito útil! muito obrigado pela partilha desta informação!
por outro lado... eu que estava a pensar comprar casa acho que me vou mas é dedicar a procurar um pré-fabricado... e com alguma sorte talvez encontre algum lugar desocupado debaixo de uma ponte para o por. 800 € por mes durante 30 anos?? Vou mas é fazer mais uma cópia das chaves da casa dos meus pais pelo sim pelo não. Good bye MAria ivone
Por um lado fáz muito bem em fazer uma chave da casa de seus pais.
O ditado é antigo (quem casa quer casa) mas já temos casas a mais e o abandono é muito grande principalmente quando chegam a velhos; Aconselho-a a esforçar-se por ser feliz e viva a vida não faça projectos para 30 anos com bancos porque são todos chulos.
o mesmo acontece comigo pois já percorri todos bancos portugueses e estrangeiros e nenhum me da credito para a compra de casa.uma vergonha
acho que a politica social nao funciona em Portugal
se fores pobre com emprego precario passAS O RESTO DE VIDA NA PRECARIDADE. EIS A RAZAO ACTUAL DE SUPREÇAO DA NATALIDADE, PARA NAO SUBMETER OS NOSSOS NUMA VIDA MEDIUCRE
mas será que ainda faz sentido comprar casa? nao será melhor arrendar
penso que o artigo é deveras importante,mas não podemos esquecer que com o actual valor das rendas o mercado é insustentável.
considerando que esta crise como outras que hão de vir,são passageiras,algo de bom esta guardado para nós os portugueses.
e não esqueçam que este mercado da construção e da mediação imobiliária,é considerado a alavanca da economia deste país,imensas pessoas dependem deste serviço.
a luta deve ser direcionada a banca,pois estes sim tem interesses que não coadunam com as necessidades da população portuguesa.
Você é um homem de negócios ou a mulher? Tem alguma estresse financeiro ou fazer
você precisa de fundos para iniciar o seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo para
liquidar a sua dívida ou pagar suas contas? Você tem um crédito baixo
pontuação e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais
e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo ou financiamento para qualquer
razão, tais como:
a) Empréstimo Pessoal,
b) Educação,
c) consolidação da dívida,
d) Expansão de Negócios,
CONTATO EUA AGORA: danielmarkloanlender@gmailcom
NOME: Daniel Marcos
Está prevista para preencher o formulário Pedido de empréstimo e voltar para EUA
Nome Completo: ......... ..
Endereço de contato: ......
Telefone: ...........
Montante necessário como Empréstimo: ..... .
Empréstimo Duração: ..........
Idade: .............
Sexo: ...........
País .........
Ocupação: ............
Espero ver a sua resposta através deste e-mail
Para poder comentar deves entrar na tua conta