Comentários: 0

Depois da conceituada Forbes e outros meios internacionais, agora é a vez do reconhecido jornal britânico The Guardian render-se aos encantos de Lisboa. Este tipo de "promoção" tem feito da capital portuguesa um destino de eleição de cada vez mais turistas, abrindo uma polémica nacional sobre os riscos deste crescimento. Esta terça-feira, o primeiro-ministro veio declarar que não está preocupado, defendendo António Costa que a chegada recorde de visitantes é prova da capacidade que as entidades públicas e privadas têm para "transformar território".

"É com satisfação que vejo que agora se discute se há turismo a mais em algumas zonas da cidade, que há anos eram zonas abandonadas e em decadência", afirmou ontem António Costa, discursando na III Cimeira do Turismo Português, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal.

No mesmo evento, também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa aproveitou para clarificar a sua posição quanto ao turismo na capital.

“Oiço aí por vezes aquela pergunta muito interessante que é saber se Portugal, e Lisboa em particular, já tem turistas a mais. Pessoalmente, tenho de dizer que não sei que conceito é esse, não sei o que é ter turistas a mais”, afirmou o autarca na manhã desta terça-feira, na sessão de abertura da terceira Cimeira do Turismo Português.

Fernando Medina acrescentou que “também não saberia lidar com o conceito” caso o conhecesse. "Isto é, alguém com turistas a mais, o que faz com esses turistas a mais? Podia ser a reprodução daquele candidato americano, de construir um muro, podia ser outra solução qualquer, não sei", disse o presidente da câmara. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta