Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Turismo é cada vez mais rentável em Portugal

Imagem de pessoas a caminhar num trilho junto a uma lagoa, num cenário de pura natureza verde.
Açores é a zona do país que registou o maior crescimento no turismo em Portugal, no primeiro semestre.
Autor: Redação

O turismo é um dos setores mais quentes da economia portuguesa e continua a viver dias de sol. As dormidas em alojamentos turísticos em Portugal verificaram, no primeiro semestre, um crescimento de 11,2%, com Lisboa a atingir um novo recorde. E a capital lusa é mesmo a cidade europeia com o crescimento do número de visitantes mais elevado nos últimos anos. Estes dados surgem de dois estudos do mercado.

Por um lado, a CBRE revela, no mais recente estudo Perspetiva Imobiliária, que o primeiro semestre do ano foi marcado pelo aumento de 2,3 milhões de dormidas em Portugal, com o Algarve a manter-se como líder no número de dormidas com 7,4 milhões no primeiro semestre.

Os turistas que mais procuram Portugal vêm do Reino Unido, com uma quota de 24,2%, apesar do cada vez maior aumento de turistas de França e EUA. Em Lisboa, o mercado externo francês tem mantido um ritmo de crescimento sustentado de 13,7%, sendo já o mercado com maior influência na capital.

Lisboa, segundo a CBRE diz em comunicado, aumentou o número de dormidas 5,8%, nos primeiros quatro meses do ano, quando comparado com o período homólogo de 2015. 

Lisboa no TOP 5 das cidades mais visitadas na Europa

Por outro lado, o estudo Global Destinations Cities Index, da Mastercard veio mostrar que Lisboa é a quinta cidade europeia com o crescimento do número de visitantes mais elevado.

Entre 2009 e 2016 o número de visitantes internacionais que pernoitam em Lisboa subiu 7,4%, um dos maiores crescimentos a nível europeu, a par de Hamburgo, Berlim, Istambul e Copenhaga.

A par do crescimento do número de turistas, o montante gasto pelos mesmos subiu 1,5% face ao ano anterior, num total de 1,25 mil milhões de euros. Contudo, o gasto médio por turista caiu de 461 para 350 euros.

No ranking das 132 cidades mais visitadas do mundo, Banguecoque foi considerada a principal cidade de destino, com 21,47 milhões de visitantes internacionais, acima dos 19,88 milhões de Londres, que sempre ocupou o 1º lugar.

A capital britânica é seguida por Paris, com 18,03 milhões, Dubai, com 15,27 milhões, Nova Iorque, com 12,75, Singapura com 12,11, Kuala Lumpur com 12,02, Istambul com 11,95, Tóquio com 11,7 e Seul com 10,20.