Comentários: 0

As taxas de juros em, cada vez mais, mínimos históricos continuam a beneficiar as famílias portuguesas na hora de pagar o crédito à habitação ao banco. A prestação da casa, no caso dos contratos indexados à Euribor que são revistos neste mês, volta a baixar em março em linha com o que tem vindo a acontecer no último ano, mas a redução é agora menor, porque as descidas das taxas de mercado nos últimos meses têm sido menos expressivas.  

Os encargos mensais vão reduzir-se entre 0,2% e 1,4% no próximo mês, sendo os empréstimos indexados à Euribor a três meses os que vão sentir a menor descida e os contratos com indexantes de prazos mais alargados os mais beneficiados.

A Euribor que mais poupa

As famílias com empréstimos associados à Euribor a 12 meses vão agora, pela primeira vez, tirar partido da descida do indexante registada ao longo do último ano. No caso, por exemplo, de um um crédito no valor de 100 mil euros, a 30 anos, e com um spread de 1%, regista-se uma poupança mensal de 4,43 euros, com a prestação a baixar para 316,84 euros mensais, de acordo com os cálculos feitos pelo Eco.

Mas o número de famílias que beneficia desta poupança é ainda baixo, uma vez que historicamente a Euribor a 12 meses é pouco representativa no total do crédito à habitação. Isto apesar de muitos bancos, dado o contexto de baixas taxas de juro, já a estarem a privilegiar as revisões anuais na concessão de novos empréstimos.

Já os agregados com prestações indexadas à Euribor a seis meses ganham uma redução de 0,7% em março, pagando menos 2,34 euros, num total de 310,69 euros.

Os empréstimos indexados à Euribor a três meses sentirão a poupança mais curta. Esta será de apenas 71 cêntimos por mês, com os encargos mensais a baixarem para os 306,75 euros (menos 0,2% face à anterior revisão) ao longo dos próximos três meses.

O mercado antecipa que os juros se mantenham negativos até dezembro de 2019, com o indexante a assumir valores positivos a partir de aí, mas ainda assim baixos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta