Comentários: 0
IMI: cerca de 2,5 milhões de terrenos serão avaliados
GTRES

As regras de avaliação dos terrenos vão mudar, sendo que o modelo de avaliação dos prédios rústicos que está a ser preparado pelo Governo vai abranger as parcelas com pelo menos 50 hectares, ou seja, incidirá sobre cerca de 2,5 milhões das 12 milhões de parcelas registadas.

Segundo o Dinheiro Vivo, o processo de avaliação dos prédios rústicos está previsto no Orçamento do Estado para 2017, devendo, para o efeito, o Governo fazer uma proposta de “revisão do Código do Imposto Municipal sobre os Imóveis e de alteração ao Decreto-Lei n.º 287/2003, no sentido de atualizar os critérios de avaliação dos prédios rústicos e criar as condições técnicas e jurídicas necessárias” para que aquele processo possa iniciar-se.

Na proposta do Executivo, a revisão do regime tributável do terreno e o modo de determinação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) consagram “uma cláusula progressiva que proteja os contribuintes durante dez anos”, adiantou fonte oficial do Ministério das Finanças, salientando que os agricultores e os municípios serão ouvidos neste processo.

Os critérios relevantes para esta avaliação será a área e localização da parcela de terreno, e não o rendimento. Trata-se de um processo que se realizará depois de se ter concluído o de avaliação dos prédios urbanos, que decorreu em 2012 e incidiu sobre cerca de cindo milhões de casas. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta