Comentários: 0
Alojamento Local: condomínios rejeitam poder de decisão que PS lhes quer dar...
The Stocks

O PS pretende que os vizinhos tenham uma palavra a dizer na hora de uma casa ser colocada no mercado de arrendamento de curto prazo a turistas. Mas os condomínios não querem assumir essa responsabilidade. "O Alojamento Local é um problema que o legislador deve resolver e não passar o ónus para o condomínio, fomentando guerras absurdas e desnecessárias entre os proprietários", argumenta o diretor executivo da Loja do Condomínio, Paulo Antunes.

O projeto de lei do PS - que foi apresentado na Assembleia da República na passada terça-feira - prevê que, no rol de documentos necessários ao registo de estabelecimento de alojamento local, passe a ser também anexada a cópia da deliberação da assembleia geral de condóminos que autorize o titular da exploração do estabelecimento a exercer a respectiva atividade.

"O que pode parecer aparentemente bonito, ao passar a decisão para a assembleia de condóminos, é apenas e só um presente envenenado, pois será um foco de clivagem entre proprietários", advoga Paulo Antunes, explicando que o projeto de lei peca ao esquecer que "existem condomínios onde o Alojamento Local é maioritário".

Em comunicado, o responsável da LDC reclama uma visão estratégica para os condomínios em Portugal, frisando que o setor representa "cerca de dois mil milhões de euros anuais em quotas de condomínio".

"Gerimos hoje condomínios com uma legislação de 1967 e é com enorme preocupação que verificamos que, mais uma vez, se quer vir de forma avulsa, e até irresponsável, criar novos focos de conflitualidade no condomínio", aponta o responsável da empresa que administra 6.800 condomínios em Portugal com 170.000 proprietários.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta