
O mundo está em constante alteração. E muda cada vez mais rápido. Enquanto as pessoas amadurecem e evoluem há lugares e edifícios que outrora irradiavam vitalidade e que agora caíram no esquecimento. Símbolos do passado e/ou fracassos imobiliários que com as novas tecnologias deixaram de ter utilidade. Estas espetaculares obras arquitetónicas estão abandonadas. Curioso?







O avião privado de Elvis Presley esteve 30 anos abandonado em Roswell (a localidade do OVNI)
Costuma dizer-se meio a brincar meio a sério que Elvis Presley está vivo e mora no Havai com outros artistas lendários como Marilyn Monroe, Frank Sinatra ou John Lennon. E muitos paranoicos que querem levar avante esta louca teoria têm hoje motivos para sorrir e para fazer novas intrigas impossíveis: o avião privado de Elvis Presley está há 30 anos abandonado numa pista do aeroporto de Roswell (Novo México, EUA). Sim, muito perto do lugar no qual supostamente aterrou uma nave extraterre
Um hotel abandonado em forma de cruzeiro fantasma
Na ilha de Koh Chang, na Tailândia, encontra-se encalhado um cruzeiro fantasma no meio de um resort que está também abandonado. O cenário parece ter sido retirado de um filme de terror, sobretudo tendo em conta o interior do barco – há corredores que fazem lembrar o célebre “The Shining”, de Stanley Kubrick.
Um jardim botânico abandonado no Japão que parece o Parque Jurássico
Ironias do destino, um lugar que tinha sido pensado para mostrar a flora "domesticada" pelo homem acabou engolido pela natureza. O Irozaki Jungle Park abriu as portas em 1969 com uma exibição de plantas e árvores com uma área total superior a 12.000 m2. Foi um êxito e, a meados dos 70, chegou ao seu ponto máximo com mais de 750 mil visitantes. A partir desse momento, a sua popularidade começou a cair até que terminou fechando as portas em 2003.
A beleza do morto: uma antiga fábrica de automóveis soviética abandonada
A mítica marca de automóveis ZIL foi o estandarte da produção de carros, camiões e outros veículos pesados na era soviética. Durante a URSS, a Zavod Imeni Lijachova (ZIL) foi sobretudo conhecida por fabricar os carros blindados e de luxo de altos líderes soviéticos. Viveu a sua época de esplendor depois da Segunda Guerra Mundial e após a queda da Cortina de Ferro continuou o negócio, que entretanto faliu.
Portugal resiste entre os países mais livres do mundo em 2025
Pelo 19º ano consecutivo, o estado da liberdade deteriorou-se a nível mundial. A organização de defesa dos direitos humanos Freedom House elabora uma classificação anual do nível de liberdade a nível mundial, que analisa 195 países e 13 territórios. A Finlândia, a Nova Zelândia, a Noruega e a Suécia registam os níveis de liberdade mais elevados do mundo, graças a uma política multipartidária forte e a um sistema judicial independente. A deterioração das instituições democrá
Taxas de juro descem na Rússia para 18% com inflação em queda
O banco central russo reduziu na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, as taxas de juro em dois pontos percentuais, fixando-as nos 18%, na sequência de uma desaceleração da inflação e de críticas vindas de outros intervenientes económicos e do próprio Governo. A decisão de cortar novamente os juros foi sustentada pela melhoria dos principais indicadores económicos, nomeadamente a inflação, atualmente nos 9,2%, um recuo face aos 10,34% registados no início de março.
Líderes do saber: os países com maiores níveis educacionais
A prosperidade de um país está frequentemente ligada ao nível de educação da sua população em idade ativa. Quanto mais elevado for o nível de educação, maior será a capacidade de produtividade, inovação e maior apoio ao crescimento económico do país. O gráfico de um estudo de 2023 da CBRE Research mostra os países com as populações mais instruídas, medido tanto pelo número como pela proporção de adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos com um diploma unive
Para poder comentar deves entrar na tua conta