Comentários: 0

Portugal continua a ser o 29º país menos corrupto do mundo. Em causa está o ranking de 2017 sobre níveis de corrupção no setor público, que contempla 180 países e foi elaborado pela Transparency International (TI). Portugal, que ocupa a mesma posição que tinha em 2016, obteve 63 pontos em 100 possíveis, mais um que no ano passado e os mesmos que Qatar e Taiwan e menos dois que a média europeia. 

Para João Paulo Batalha, presidente da Transparência e Integridade (Transparency International Portugal), o facto de Portugal estar abaixo da média europeia é de lamentar. “Esta estagnação é o retrato da falta de vontade política em adotar uma abordagem frontal a este problema crítico para o bom funcionamento das instituições e para a capacidade da economia ser competitiva e captar investimento e gerar emprego”, disse o responsável em comunicado.

Segundo a Lusa, que cita o responsável, “Portugal precisa de adotar uma estratégia nacional contra a corrupção, que meça os riscos nas várias áreas da vida pública e ponha no terreno medidas eficazes para reforçar a integridade das instituições”. Enquanto os vários governos “continuarem a ver a corrupção exclusivamente como um problema da justiça continuaremos presos ao ciclo vicioso de escândalos atrás de escândalos”, concluiu.

O índice da TI avalia 180 países e territórios segundo os seus níveis de perceção de corrupção no setor público e usa uma escala de zero a 100 pontos, em que zero qualifica um país/território como “altamente corrupto” e 100 um “totalmente livre de corrupção”. 

A liderar o ranking está a Nova Zelândia (com 89 pontos), que “roubou” a liderança à Dinamarca (88). Em sentido oposto encontra-se a Somália (nove pontos), que volta a estar na cauda da tabela. Seguem-se Sudão do Sul (12) e Síria (14).

O Índice de Perceções de Corrupção, publicado anualmente pela TI, é o principal indicador global sobre os níveis de corrupção no setor público de cada país, medidos a partir das perceções de especialistas externos e de organizações internacionais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta