Comentários: 0
PCP e BE pressionam Governo para revogar lei do arrendamento
Breather/Unsplash

O regresso da Lei das Rendas ao Parlamento está para breve. O PCP já avançou com um projeto-lei para revogar a lei, que entrou em vigor em 2012 durante o Governo de coligação PSD/CDS. E não está sozinho na luta. O BE também vai apresentar uma proposta de alteração. Ambos defendem uma "alteração profunda" no regime de arrendamento.

Os comunistas defendem a revogação da lei – “que continua a não dar estabilidade aos inquilinos” –, mas também a extinção do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA) que, segundo o PCP, se converteu num mecanismo para facilitar o despejo, escreve o jornal Sol. O BE apoia os comunistas, mas deverá apresentar esta semana uma proposta legislativa que altera a lei, mas não a revoga.

O BE defende a extinção do BNA, a criação de apoios aos senhorios com baixos rendimentos, a redução da renda para quem está no período transitório, a limitação do aumento progressivo das rendas, a criação de um observatório público das rendas e do valor imobiliário e o estabelecimento de um regime transitório para os contratos que estiverem em vigor aquando da entrada da medida legislativa, escreve a publicação.

O Governo também já manifestou a intenção de introduzir alterações no regime de arrendamento urbano. O primeiro-ministro salientou, no debate quinzenal de 5 de abril, o facto deste regime ter dado origem “à precarização do direito à habitação”, anunciando a apresentação de medidas, já este mês, para garantir “habitação acessível”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta