O icónico edifício do arquiteto Taveira, na Avenida 5 de Outubro - a fazer esquina com a Avenida de Berna - em Lisboa, acolhe a partir de hoje, dia 28 de março de 2019, a nova sede da Segurança Social. O imóvel foi comprado, em 2017, pelo Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ao Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos, por 50 milhões de euros. E ali vão estar a partir de agora a trabalhar cerca de 1.500 pessoas, que estavam distribuídas por 13 edifícios diferentes na capital.
A nova sede da Segurança Social, localizada em pleno centro da capital, vai concentrar todos os serviços de atendimento ao público de Lisboa, desde o centro distrital de segurança social de Lisboa, as Juntas Médicas, serviços centrais do ISS e o Centro Nacional de Pensões.
"Também os espaços de atendimento destes Serviços vão ficar concentrados no edifício sede do Instituto da Segurança Social, beneficiando da excecional localização e garantindo, desta forma, uma maior centralidade na prestação de serviços públicos da Segurança Social na cidade de Lisboa", informa a Segurança Social em comunicado.
Na altura da compra do edifício - onde funcionava a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino - operação foi justificada pelo Governo com um duplo motivo: poupar e racionalizar custos numa média anual de 1,5 milhões de euros - através da redução das comunicações, serviços de limpeza, segurança, condomínios ou manutenção -, por um lado, e conseguir um encaixe extra através da venda e arrendamento dos restantes imóveis, por outro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta