Comentários: 1
Proprietários, inquilinos e mediadores juntos contra novo congelamento das rendas em Portugal
claudio-schwarz-purzlbaum/Unsplash

Os proprietários e inquilinos de Lisboa discordam da hipótese de se limitar valor das rendas, considerando que esta é uma medida restritiva e incapaz de resolver o problema da habitação em Portugal. Esta posição recebe o apoio dos mediadores imobiliários, para quem a medida iria ter “implicações trágicas”.

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Luís Menezes Leitão, defende que a aplicação de medidas de controlo dos preços provocaria, "mais uma vez, um agravamento da retração da oferta”, segundo a Lusa.

O representante dos proprietários considera ser "incomparável" a situação de Lisboa com a de outras cidades - como Berlim, onde foi aprovado o congelamento das rendas durante cinco anos para travar o aumento dos preços da habitação - e desvalorizou o impacto da "pressão turística" na crise habitacional que se vive na capital.

Uma posição em tudo semelhante à do presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), Romão Lavadinho, que recusa a aplicação de limites ao valor das rendas, advogando que "a propriedade privada tem o direito de, segundo as leis que existem - a lei a partir do Novo Regime do Arrendamento Urbano, a partir de 1990 -, arrendar ao preço que muito bem entender".

“Não estamos de acordo com essa limitação. Achamos que isso é completamente voltar a um passado que não queremos, portanto a limitação das rendas não se deve colocar", alega.

O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, Luís Lima, lembra, por sua vez, a repercussão que teve uma notícia sobre essa possibilidade e que levou o Governo a pronunciar-se rapidamente, dizendo que não era verdade. "Isso poderia ter implicações trágicas", disse.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Canal das Casas
6 Novembro 2019, 15:47

Mais uma medida que irá suprimir o Mercado de Arrendamento. Atacar sistematicamente os interesses dos proprietários é promover a escassez de proprietários e, logo, de arrendamentos disponíveis. Esta medida irá prejudicar TODOS os inquilinos porque, a continuarmos nesta linha ideológica radical no futuro haverão cada vez menos imóveis para arrendar. Estou a ver mercado negro a surgir, etc. Tudo coisas de 3º mundo, que é aquilo em que este tipo de medidas transformará o nosso país.

Para poder comentar deves entrar na tua conta